segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Professor – dia para refletir


Registrando minha homenagem e admiração a todos os professores, que precisam de valorização urgente, pois são peças chave para o desenvolvimento desse país.

"É melhor construir salas de aula para o menino do que celas para o homem”, 
do poema Canção da Escola Esfarrapada, Eliza Cook

Essa frase é de uma poetisa e escritora inglesa nascida em 1818. Escrevia para jornais da época sempre com uma postura libertária e pioneira, e que assim consegui marcar sua época e se afirmar, coisa não muito fácil para as mulheres da época. Ela acreditava na ideologia da auto-melhoria pessoal a partir da educação. Assim como esta, vemos frases e pensamentos muito mais antigos, de pensadores, filósofos e escritores relativos a essa relação do afastamento da violência e da criminalidade através do acesso à educação, à escola, aos livros. Ou seja, é história antiga.
Tomo a reflexão por esse lado, pois sempre incluí o tema do afastamento da violência e da criminalidade na minha atuação política e vou continuar batendo nessa tecla. A violência vem do desvio de conduta, da ignorância, da inversão de valores, da falta de leitura e de atividades construtivas que podem apontar aptidões e revelar talentos que os jovens poderiam usar para o bem.
Por isso o dever do Estado como um todo de prover, de dar condições, de proporcionar uma base de ensino para suas crianças, e de garantir a presença e dar o real valor ao profissional que está ali, ao lado do aluno, o professor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.