quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Museu de Comunicação Hipólito José da Costa - 40 Anos

 
Foto: Evandro | Fonte: Blog Retratos do Meu Jardim

Tive o orgulho, como secretaria da Cultura do RS, de promover e cuidar de perto da casa que guarda a memória da comunicação gaúcha, o Museu de Comunicação Social Hipólito José da Costa, que hoje completa 40 anos.
Com a minha escolha de dois diretores, profissionais conhecidos, com larga experiência na área, o saudoso Lauro Schirmer e depois Claro Gilberto, o museu viveu um período de total comprometimento com sua história, sua missão e sua conservação. 
Um tempo de agendas positivas, maravilhosas exposições, extremamente cuidadosas em suas museografias, do estabelecimento de muitas parcerias produtivas, projetos financiados, projetos aprovados, o fortalecimento da Associação dos Amigos e a finalização da importante obra de restauro pelo programa Monumenta do Ministério da Cultura, quando, através do nosso esforço determinado, foi recuperado o projeto que havia perdido prazos e recursos na gestão anterior. O prédio que abriga o museu é de 1922 e foi construído inicialmente para sediar o jornal "A Federação". Em 1977 foi tombado pelo Patrimônio Histórico de Porto Alegre. 
Hoje, então, quero dar os meus sinceros parabéns a esta instituição fundamental nas tipologias de museus que temos no estado e  que disponibiliza ao público um riquíssimo acervo da história da comunicação através de objetos, documentos e fotografias.


A saber: Instituição da Secretaria de Estado da Cultura, foi criado através de decreto em 10 de setembro de 1974 com a finalidade de guardar, preservar e difundir a memória dos meios de comunicação no Rio Grande do Sul. Sua fundação foi resultado de intensa campanha organizada pela Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), sob a liderança dos jornalistas Alberto André e Sérgio Dillenburg. A escolha do nome Hipólito José da Costa homenageia ao patrono da imprensa brasileira, que entre 1º de junho de 1808 a 1822 editou uma das primeiras publicações periódica do país, o Correio Braziliense, então impresso em Londres. Com um importante papel na preservação da memória da comunicação social no Estado, o museu disponibiliza ao público um rico acervo, que engloba periódicos, fotografias, vídeos, filmes, discos, material de propaganda, além de objetos e equipamentos ligados aos veículos de comunicação. Durante décadas a instituição tem viabilizado importantes trabalhos na área da pesquisa historiográfica e diversos trabalhos acadêmicos. 
Fonte: Site do Museu de Comunicação Hipólito José da Costa
http://www.museudacomunicacao.rs.gov.br/site/museu/historia/

Onde: O museu se localiza na Rua dos Andradas, nº 959 - Centro Histórico - POA/RS. Fone: 3224 4252





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.