terça-feira, 16 de setembro de 2014

Lupicínio Rodrigues - 100 anos






Hoje, Porto Alegre lembra o aniversário de 100 anos de Lupicínio Rodrigues, que faleceu cedo, com quase 60 anos, num 27 de agosto de 1974.
Lupicínio era um mestre em escrever canções e cantar o amor, a tristeza, a desilusão e a saudade de forma simples, mas profunda.
Ele conseguia traduzir os sentimentos da vida porque os expressava com verdade, com entrega, indo ao fundo do poço se fosse preciso.
O romantismo dos tempos de Lupi, ou até daquela Porto Alegre que ele viveu e que tanto amou, parece que não volta mais.
A impressão que tenho é que os jovens, “os moços” de hoje, fazem de tudo para driblar as frustrações e não se entregam mais a um amor como antigamente. 
Lupicínio Rodrigues se entregou e nos deixou uma vasta obra, ganhou o reconhecimento como um dos maiores compositores da música brasileira, virou uma referência de Porto Alegre e um ícone da nossa cultura, que será sempre lembrado e homenageado.
Compartilho neste link a voz do compositor em uma de suas músicas mais conhecidas, a preferida do meu pai, Pedro Américo Leal e minha também: “Esses Moços”:







Mais sobre Lupicínio Rodrigues - nasceu em Porto Alegre, no dia 16 de setembro de 1914. Foi compositor de marchinhas de Carnaval e sambas-canção. Foi o inventor do termo dor-de-cotovelo, que se refere à prática de quem gasta os cotovelos em um balcão ou mesa de bar ao chorar a perda da pessoa amada.
De 1935 a 1947, trabalhou como bedel da Faculdade de Direito da Ufrgs. Nunca saiu de Porto Alegre, a não ser por uns meses em 1939, para conhecer o ambiente musical carioca. Porto Alegre era seu berço querido e todo o seu universo. Boêmio, foi proprietário de diversos bares, churrascarias e restaurantes com música, que seguidamente ia abrindo e fechando, tudo apenas para ter, antes do lucro, um local para encontro com os amigos. Foi torcedor do Grêmio e compositor do Hino tricolor. Seu retrato está na Galeria dos Gremistas Imortais, no salão nobre do clube.

Considerado um dos maiores compositores brasileiros, foi gravado por inúmeros artistas. Morreu em 27 de agosto de 1974 e se encontra sepultado no Cemitério São Miguel e Almas em Porto Alegre.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.