sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Parceria Política


Hoje, 21 de setembro, é Dia da Árvore e é entrada de Primavera. Para mim, é também reta final de campanha, e que bons ventos a conduzam. É uma etapa de muito trabalho e dedicação, é estar na rua, é dormir pouco, é renunciar a muitas coisas, abdicar de estar com a família, é conquistar novos amigos eleitores a cada dia, trabalhar por Porto Alegre, incondicionalmente. Mas isso não seria possível sozinha. O caminho não seria assim tão produtivo e estimulante se eu não contasse com pessoas ao meu lado que também pensam como eu e que confiam em mim. Desde o início da campanha conto com auxílios maravilhosos e não deixo de agradecer a Deus o que a vida está me dando.


Publico, então, algo que escrevi tão logo soube do apoio, da  presença e da força do vereador, advogado e ambientalista Beto Moesch, na minha campanha e quero compartilhar com meus leitores.


Ao Beto Moesch:

Amizade, gratidão, admiração, respeito, são sentimentos que passamos a ter por pessoas que escolhemos fazer parte da nossa vida. As escolhas são arrematadas por uma seleção natural regida por afinidades, por coincidências, semelhanças e até diferenças, que, somadas, configuram os perfis dos nossos amigos, parceiros e companheiros na caminhada da vida. E vamos colhendo essas pessoas na nossa família, na escola da infância, no trabalho, no nosso círculo social, na vizinhança. São personagens que vão entrando na história que estamos contando sobre nós mesmos.
Há poucos dias, estive com uma pessoa que faz parte de um importante capítulo da minha vida chamado Política: vereador Beto Moesch. Nesse campo, nossos caminhos se cruzam desde que éramos, os dois, filhos de políticos conhecidos -  eu, de Pedro Américo Leal, ele, de Guido Moesch. Ambos foram deputados estaduais - entre 1975 e 1982 seus mandatos na Assembleia Legislativa coincidiram.
Herdamos deles a amizade e a forma posicionada como sempre atuaram. E outras ligações foram se fazendo. Por consequência, as esposas Carmem Leal e Ilse Moesch também se tornaram amigas. Meu filho Marcelo é advogado com pós-graduação em meio ambiente, muito por conta de ter trabalhado e aprendido mais sobre esta área com o Beto.
Nas eleições municipais de 2004, o então vereador Pedro Américo Leal, resolveu não mais concorrer e deu essa notícia em um programa de TV ao vivo, dizendo que eu seria sua herdeira política. O susto foi grande, pois até então isso não estava nos meus planos, afinal, o meu trabalho era no gabinete de um vereador, nos bastidores das campanhas e, paralelamente, sempre tive comigo o desejo de atuar no meio da comunicação, pois sou jornalista. Mas, segui em frente, me apresentei ao eleitor porto-alegrense e no resultado das urnas fiquei na suplência. O meu colega de partido, Beto Moesch, conquistou a cadeira na Câmara, já em seu segundo mandato, e foi convidado pelo prefeito José Fogaça a assumir a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Assim, ocupei o espaço que me era de direito e durante dois anos fui vereadora da capital dos gaúchos e vice-líder do Governo Municipal. Depois de ser convocada pelo PP para ser candidata ao senado federal (em três meses de campanha percorri o Rio Grande do Sul e fiz 854.700 votos) interrompi a missão na Câmara para compor o Governo Estadual a convite da Governadora Yeda Crusius, como sua secretaria da Cultura.
Desde lá então, nós dois convivemos na política com sintonia de ideias e ideais e parceria na vida pública. A defesa do meio ambiente é a bandeira do Beto e todos os seus projetos de lei e iniciativas foram ligados ao tema, isso passando pela proteção animal, preservação de vegetação, agricultura orgânica, arborização da cidade, uso de energias renováveis, ao plano diretor, só para citar alguns. Ele fez muito por Porto Alegre. 
Agora, depois de três mandatos de vereador, o Beto está concluindo uma etapa da vida dele e por razões particulares, não está concorrendo nesse pleito. Eu gostaria muito que ele permanecesse na política e me esforcei para isso, mas, como homem de convicções, ele decidiu que vai colocar em prática outros planos de trabalho e aplicar todo seu conhecimento em outra esfera que não a pública.
Depois de contar tudo isso, volto ao encontro que tive com o amigo Beto Moesch, onde recebi seu apoio a minha candidatura. Fui apresentada a colaboradores que sempre o acompanharam e a pessoas maravilhosas que, pela mesma sintonia, se engajaram na minha campanha.
Escrevo para dizer ao Beto, o quanto a presença e a atitude dele são determinantes nessa minha nova caminhada rumo à Câmara Municipal.
E concluo com palavras que representam o que isso me transmite: segurança, incentivo, coragem, força, confiança. 

                                              Mônica Leal
                                     Porto Alegre, 28 de agosto de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.