sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Dia de amor à Pátria


Na manhã deste sábado de calor e muito sol em Porto Alegre, realizou-se mais um desfile de 07 de setembro que prestigiei com muita emoção, como faço todos os anos. No palanque das autoridades, tive a benção de estar ao lado de Dom Dadeus Grings, de aniversário hoje, junto com a Independência do Brasil. Compartilhei do desfile com o prefeito José Fortunati, com o Governador Tarso Genro e encontrei muita gente amiga do universo civil, jurídico, político, e, claro, diversas autoridades militares conhecidas e queridas, pois fazem parte da comunidade verde-oliva gaúcha, meio em que cresci e com quem sempre convivi.
Contando um pouco de história, desde os meus cinco anos de idade passei a assistir aos desfiles militares, levada pela mão do meu pai, Coronel Pedro Américo Leal. Junto com ele no palanque oficial e formando meu sentimento de amor à pátria, assistia ao desfile do início ao fim, compenetrada, aprendendo sobre seu significado e importância.
Os desfiles do 07 de setembro por todo o Brasil mantem a história, resgatam a memória, valorizam o profissional militar, o nosso exército, trabalhando o civismo - tão perdido nos dias atuais.
Faço questão de estar presente, de exaltar a data, de não deixar morrer a participação da família Leal nos desfiles, que tanto já tiveram a presença do coronel, no chão, marchando ou em carro aberto. Já levei meus filhos, meus sobrinhos e quando crescerem mais, levarei a Martina, a Marcela e a Catharina para conhecerem esse capítulo importante do livro do nosso país e do bisavô militar delas.
Um pequeno fato lamentável a comentar é que manifestantes e grevistas usaram um evento organizado e focado como este para desviar a atenção do público, que foi lá para ver um desfile ordenado, dedicado à Semana da Pátria, para os problemas de corrupção na política, mensalão e impasses com o governo estadual. Confesso que em toda a minha vida de espectadora, nunca tinha visto isso ocorrer. E como estamos em época eleitoral, o espaço da Perimetral, com em outras vezes, ficou tomado de muitas bandeiras e enormes banners de candidatos, o que também, na minha opinião, invade o universo de respeito cívico proposto pela data.

Abaixo, o belíssimo registro da fotógrafa Paula Fiori:


 Cavalariços desfilando... 

 ...em diferentes fardas

 Veteranos combatentes de guerra empunhando as bandeiras...
...e nos jipes do Exército

 Com autoridades militares e Dom Dadeus Grings...

 ...Arcebispo de Porto Alegre que estava de aniversário

 A presença do governador do Estado...

...e do Prefeito no prestígio ao importante desfile.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.