quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Orgulho de filha


Como secretária da Cultura do Estado, apoiei e incentivei muitos projetos e iniciativas do tradicionalismo gaúcho, participando, a cada ano, dos acendimentos da Chama Crioula, dos desfiles do Vinte de Setembro, da programação do Acampamento Farroupilha em Porto Alegre e dos vários eventos que giram em torno da data máxima dos gaúchos. Continuo sempre acompanhando e valorizando tudo que é feito para manter viva nossa história e nossa tradição, exaltadas ainda mais durante os festejos farroupilhas. Tenho a minha "pilcha feminina" completa e faço questão de usá-la no 20 de setembro.
Hoje, estive no desfile cívico-militar de Porto Alegre assistindo meu pai, Pedro Américo Leal, que, mais uma vez, nos surpreendeu, e percorreu a avenida em um carro do GOE- Grupamento de Operações Especiais da Policia Civil, onde tem cadeira cativa e do qual é Patrono.
Permaneci ao seu lado na hora da concentração da Polícia Civil, dando suporte e me orgulhando desse momento comemorativo que o Coronel não abre mão de participar e que, com certeza, é muito importante para ele, para mim e para todos os que nos conhecem e estimam.
Esse desfile foi marcado por muitas demonstrações de carinho e muitos cumprimentos ao coronel. Abrindo o evento, o governador Tarso Genro passou as tropas em revista. Quandoele avistou meu pai junto aos agentes da segurança pública do Estado, pediu ao motorista que parasse o carro só para cumprimentá-lo. Foi uma cena bonita de respeito acima das ideologias e siglas partidárias. Assim que a Policia Civil começou a se preparar para iniciar seu desfile, fui para o palanque oficial, que contou com a presença de muitas autoridades do universo político, militar e jurídico.
Estava logo atrás do Prefeito Fortunati, quando fui mais uma vez surpreendida pelo Governador, que virou para o prefeito e para o Chefe do Ministério Público, Eduardo de Lima Veiga, dizendo: “Assim que a Polícia Civil entrar, deem espaço na frente do palanque para a Mônica acompanhar o desfile do Pedro Américo". Com essa gentil atitude do governador, eu pude aplaudir meu pai mais de perto, acenar para ele e isso foi bom demais! No carro, ele foi acompanhado pelo comissário Valdevino Francisco da Silva, fundador e primeiro chefe do GOE nos idos de 1967, e, firme e forte, como sempre, cruzou a avenida .
Vejam algumas fotos maravilhosas de Paula Fiori que ajudam a ilustrar a minha manhã de 20 de setembro:


 Na concentração, com o clima abençoando o desfile, trazendo de volta o céu azul

Já no palanque oficial, na passagem da nossa Policia Civil que eu tanto prezo...

 ...e grata pela cordialidade do governador em poder ver

o Coronel Pedro Américo Leal, patrono do GOE, desfilar..

...me emocionando em frente ao palanque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.