terça-feira, 2 de abril de 2019

Unidos pela Educação


Estive reunida na manhã desta terça-feira com o procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Fabiano Dallazen, na sede do Ministério Público. Dallazen é uma pessoa que conheço, admiro e sei que está fazendo um belo trabalho à frente do MP/RS.
Foi uma visita cortesia, no meu papel de presidente do Legislativo porto-alegrense, e levei algumas preocupações que tenho com a área da Educação nas escolas municipais e estaduais da Capital, área em que o MP tem relevante papel na fiscalização da qualidade do serviço ofertado pelos sistemas de ensino em todas as etapas da educação básica. Informei-o que devo agendar logo uma visita ao secretário municipal de Educação, Adriano Naves, para que seja criado um Grupo de Trabalho entre a Câmara Municipal de Porto Alegre, o Ministério Público e as secretarias municipal e estadual de Educação para investir em um ambiente mais favorável aos alunos, no sentido de evitar a violência dentro das salas de aula e no ambiente escolar. As ocorrências de agressões verbais e físicas a professores e entre os colegas, o bullying e a proximidade do tráfico de drogas nas escolas públicas estão entre os problemas que mais me preocupam. Professores e a direção das escolas devem agir em conjunto para identificar situações familiares que podem estar gerando agressividade e comportamento de risco no aluno, e os prejuízos ao aprendizado, que viram consequência disso.
Dallazen me deixou tranquila que, neste tema, o MP age em conjunto com as promotorias regionais da Educação em 160 municípios gaúchos buscando a efetiva permanência da criança e do adolescente na escola. 
O subprocurador-geral, Marcelo Lemos Dornelles, que é um amigo querido, soube que eu estava na sala do Promotor-chefe e foi lá me dar um abraço e participar da conversa. Ele dirigiu o MP/RS de 2015 a 2017.


Registro com o Procurador-geral da Justiça, Fabiano Dallazen, e o
Subprocurador Geral, Marcelo Lemos Dornelles  

Na foto, comigo e o Procurador-geral da Justiça, Fabiano Dallazen, o Subprocurador Geral,
Marcelo Lemos Dornelles 

Dallazen me mostrando a maravilhosa vista que a sede do MP tem de Porto Alegre





Nenhum comentário:

Postar um comentário