sexta-feira, 5 de abril de 2019

Mônica Leal é prefeita em exercício até o próximo domingo

Em cerimônia realizada no Paço Municipal, nesta sexta-feira, 5, o vice-prefeito Gustavo Paim passou o comando do Executivo para a vereadora Mônica Leal até o próximo domingo, 7. A presidente da Câmara Municipal e agora prefeita em exercício é a sétima mulher a assumir o cargo em Porto Alegre e a segunda nesta gestão.

O prefeito Nelson Marchezan Júnior está participando em Campos do Jordão (SP) do Fórum Empresarial Lide, e o  vice-prefeito Gustavo Paim viaja ainda hoje para reuniões do Conselho Administrativo da Rede Metropolis, em Montevidéu, Uruguai.

“Celebramos aqui uma demonstração de um relacionamento institucional de confiança entre os poderes Executivo e Legislativo, pelo árduo trabalho que tem sido feito por Porto Alegre”, disse Paim ao transmitir o cargo a Mônica Leal. "Em dois anos e quatro meses desta gestão, duas mulheres assumiram a prefeitura da Capital: a procuradora-geral do Município, Eunice Nequete, e agora a presidente da Câmara, vereadora Mônica Leal”, ressaltou.

Para Mônica Leal, “esta é uma oportunidade ímpar, como presidente do Legislativo, poder ficar mais próximas das ações da gestão municipal. O momento demonstra harmonia entre os poderes, que, mesmo independentes, são igualmente responsáveis pela melhoria da nossa cidade”, afirmou.

Homenagem - Na transmissão de cargo, o vice-prefeito Gustavo Paim também sancionou a lei que denomina avenida Pedro Américo Leal a via localizada entre as avenidas Icaraí e Diário de Notícias, no bairro Cristal. O projeto, de autoria dos vereadores do PP, homenageia como militar e político exemplar o ex-deputado estadual e vereador de Porto Alegre, pai de Mônica Leal. “É uma justa e merecida lei, que não poderia ser sancionada em outra oportunidade que não esta, em que a filha do homenageado assume como prefeita de Porto Alegre”, disse Paim. 
Agenda no Uruguai - Porto Alegre é membro do Conselho Administrativo da Rede Metropolis, órgão de decisões executivas que reúne as maiores cidades e regiões metropolitanas do mundo. No encontro do qual participa o vice-prefeito Gustavo Paim, serão debatidos temas referentes ao engajamento dos cidadãos na governança metropolitana, nas tecnologias digitais e na sustentabilidade, entre outros setores. O trabalho da Mesa Diretora do Pacto Alegre, projeto iniciado no último dia 27 de março, com o propósito de transformar a capital gaúcha em referência em inovação e qualidade de vida, será objeto de estudo e inspiração para outras lideranças que estarão no evento, onde também serão definidos os objetivos da Rede Metropolis para o decorrer do ano.

Haverá ainda uma reunião bilateral com o prefeito de Montevidéu, Daniel Martinez, com o objetivo de avanço na minuta de cooperação bilateral entre Porto Alegre e a capital do Uruguai. “Pensamos em um acordo que consolide um histórico de décadas de integração entre as duas cidades e que garanta o apoio às prioridades de ambos os lados para um futuro próximo”, explica Paim. O acordo deverá incluir temas como inovação e ferramentas Smart Cities, participação cidadã, planejamento urbano e promoção do turismo entre as duas cidades.

Texto: Assessoria de Imprensa PMPA


Nenhum comentário:

Postar um comentário