quarta-feira, 23 de abril de 2014

Reverenciando o Livro


Hoje é o Dia Mundial do Livro!
Estabelecida pela Unesco em 1996, a data homenageia dois gênios da  literatura que faleceram no mesmo 23 de abril de 1616: Miguel de  Cervantes e William Shakespeare.
Como leitora assídua, como jornalista, vereadora e ex-secretária da Cultura do Rio Grande do Sul, faço questão de chamar atenção para esse instrumento de formação e transmissão de conhecimento tão antigo e necessário a todos, que é o livro.
O acesso a esse bem precioso deveria ser mais democrático, começando por seu preço ao consumidor no mercado, que na minha opinião, é muito alto aqui no Brasil. 
O livro deveria estar nas mãos de todas as crianças, nas prateleiras de todas as casas, em quantidade nas escolas, para que o seu poder de despertar a criatividade, o imaginário e a reflexão, fosse diário e permanente.
Acredito que para conquistarmos uma sociedade com mais educação e qualidade de vida, é preciso que sejam alcançadas ferramentas para seu desenvolvimento social e cultural e os livros, e consequentemente o hábito da leitura, estão entre elas.
Mesmo com as novas tecnologias e “ameaças” de fazer o livro migrar para o mundo eletrônico, para mim nada vai substituir o cheirinho do papel, a contemplação de uma bela capa, a relação que cada pessoa estabelece com seu exemplar, os lugares onde gosta de ler e guardar seus livros.
Livro é algo tão especial e íntimo que muitos sequer gostam de emprestar! 
O importante é que escritores, editores, revisores, tradutores, ilustradores, livreiros e leitores fazem sobreviver este objeto cultural milenar que hoje é lembrado com muito carinho e devoção em um dia alusivo de abrangência mundial.


Foto: David R.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.