quinta-feira, 10 de abril de 2014

Mapeando a segurança


Hoje foi um dia muito importante para a Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal, que integro.
A comissão apresentou um mapeamento da situação da Segurança na Capital, numerando e localizando dentro da cidade os casos de homicídio, roubo, tráfico, sistema prisional, sistema socioeducativo, violência contra a mulher, violência infanto-juvenil, racismo, homofobia, violência contra o idoso e violência à população em situação de rua.
O trabalho foi denominado de Mapa da Segurança Pública e Direitos Humanos de Porto Alegre e sua pesquisa e registros vem para contribuir na contabilização dos dados sobre os fartos problemas nessa área, que tendem a ser escassos.
Com a coleta dos resultados, o presidente da comissão, vereador Alberto Koppitke, divulga que a intenção é fazer um levantamento de todas as redes que atuam hoje e mostrar onde estão os problemas dentro de uma análise técnica para se chegar a um balanço do campo da segurança por aqui.
Vejo que a importância desse rastreamento é a indicação de um norte, que nos mostre por onde começar e não deixar de perceber ou passar nenhum problema que esteja ocorrendo.
Nesse primeiro levantamento, os dados se referem ao Presídio Central, à Fase e aos números da violência contra a mulher.
O objetivo é lançar o mapa completo no dia 10/12 deste ano, Dia Mundial dos Direitos Humanos.
Estavam presentes na apresentação os vereadores membros da comissão, Fernanda Melchionna, Mário Fraga e João Carlos Nedel e representantes do ObservaPoa, que é um aplicativo que analisa o desempenho da gestão administrativa através de indicadores e que já acenou querer ser parceiro da iniciativa da Cedecondh.
É um passo muito significativo que damos e que para mim vem ao encontro do que penso e do que sempre reforço nas minhas falas na tribuna, nas redes sociais e nos programas de rádio e tv - que a segurança da população tem que ser tratada como algo acima de siglas partidárias e ideologias políticas, pois só assim teremos transparência, resultados e avanços nesse que é um direito de todo o cidadão de bem e que agora com esse trabalho que estamos fazendo, mostra um caminho interessado e eficiente. 


Na reunião de hoje com vereadores Mário Fraga e Alberto Koppitke e os representantes
do Observa Poa








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.