sábado, 12 de abril de 2014

No Congresso da Mulher Progressista



Escrevo para contar do grande evento que a Mulher Progressista organizou hoje à tarde no teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa. O auditório estava completamente lotado, com muitas pessoas em pé ou sentadas pelas escadarias.
Tivemos o Congresso da MP que reuniu várias caravanas do interior, muitas lideranças femininas, prefeitas, vice-prefeitas, vereadoras, deputadas, o presidente do PP estadual, Celso Bernardi e a senadora Ana Amélia Lemos. Muitos deputados progressistas estavam presentes prestigiando a mobilização das mulheres filiadas.
Músicos com violões e saxofone e um coral de vozes femininas brindaram o encontro.
Assistimos dois paineis que abordaram a mulher na política e na periferia, com depoimento de Rozeli da Silva e o empreendedorismo, a cargo de Simone Leite.
Fui convidada a participar e me uni a outras progressistas para falar de Políticas Públicas para Mulheres. Mediadas pela secretária de Turismo de Caxias do Sul, Drica de Lucena, eu, como vereadora do PP de Porto Alegre, Sandra Rebelato, vereadora de Bento Gonçalves, Cynthia Beatriz Costa Pasim, primeira-dama de Bento Gonçalves, e a Prefeita de Vera Cruz, Rosane Petry.
Falamos das mulheres na sociedade e de como podem ser atendidas em todas suas necessidades e direitos pelos governos. Abordamos o enfrentamento da violência doméstica,  ações de capacitação e qualificação na área do trabalho, o resgate da auto-estima e o suporte à mulher trabalhadora através da garantia de creches para seus filhos. Esse foi o meu tema.
Na minha opinião, uma mulher que trabalha fora, precisa ter a certeza que seus filhos tem um local seguro e apropriado para ficar e serem cuidados. E as creches públicas atendem essa demanda fundamental. Por isso um olhar comprometido e constante dos gestores para que não haja descontinuidade nesse suporte que atende a mulher trabalhadora.
Finalizando, falei do tema da Segurança nesse momento em que estamos perdendo a batalha para a violência e para a criminalidade. Ultimamente, segurança pública só é lembrada em discursos de campanha e desejo muito que o próximo governo do Rio Grande do Sul priorize esse que é um direito da população e um dever do Estado.
Ouvimos as palavras do presidente Celso, o discurso motivador da deputada Estadual Silvana Covatti, a fala da presidente da Mulher Progressista, Ana Regina Gosrki, que há 40 anos milita no PP, que este ano deixa o cargo depois de oito anos e é uma grande conhecedora da história do partido mas, por motivos de saúde se despediu do comando do movimento passando o bastão de forma interina para a Beth Colombo, vice-prefeita de Canoas. Havia perspectiva de grande disputa entre as mulheres para o cargo de presidente, e confesso que gostei de saber disso, pois penso que é saudável haver diferentes propostas para uma nova gestão.  
A Senadora Ana Amélia, encerrou os pronunciamentos.
Sempre com uma fala tranquila, firme e posicionada, Ana Amélia lembrou que o PP é um Partido que cuida das pessoas, que faz política com a razão, mas também com muita emoção.
Vendo o auditório da Assembleia lotado e muito animado, a senadora afirmou que estamos consolidando um grande PP, onde as mulheres fazem a diferença.
Ela cumprimentou Ana Regina Gorski e desejou sucesso à nova presidente da MP,  Beth Colombo, vice-prefeita de Canoas. A senadora elogiou a presença de todas, orgulhosa de ver que as mulheres estão cada vez mais mobilizadas e participativas na política! 
Sempre que participo de um evento desses, saio com uma sensação de leveza na alma. Reencontrar pessoas que conheci ao longo da minha vida política nessas andanças pelo interior do Rio Grande do Sul, me fazem um grande bem. Cada abraço e beijo afetuoso que recebo é o combustível que preciso para prosseguir nessa jornada por vezes nada fácil. As declarações de apoio e admiração pelo meu trabalho e pedidos de fotos me dão a certeza de que estou honrando meu mandato e isso é bom demais.
Abaixo uma sequência de fotos que resumem o maravilhoso evento da MP/RS:



Com a senadora Ana Amélia, contente pelo evento
Na abertura, um show musical
Com Ana Regina Gorski, presidente da MP/RS, Rozeli da Silva, presidente da instituição Renascer da Esperança e deputada estadual Silvana Covatti
O depoimento emocionante de Rozeli da Silva
O coral "Déboras" formado por integrantes do Círculo de Oração de Canoas

O Presidente do PP/RS fazendo seu pronunciamento emocionado com a voz embargada 
Vista da plateia para o  palco no momento da minha fala sobre políticas públicas
para as mulheres
Da esquerda para direita, Rosane Petry, Drica de Lucena, eu e Cynthia Beatriz Pasim
O auditório saudando s senadora Ana Amélia com muito entusiasmo e muitas bandeiras
 e faixas do PP
Chegada da senadora no palco recebi um forte abraço que me deixou muito feliz
Após seu discurso, Ana Regina, recebe um aplauso de reconhecimento da Ana Amélia por seu dedicado trabalho a frente do MP/ RS
Com uma liderança progressista de Livramento...


...e de Novo Hamburgo
Com a maravilhosa equipe de funcionárias da Assembleia Legislativa do RS
Silvia Dequí, Bete Souza (colaboradora no evento), Paula Souza, Léa Vaccari e Renata Rech


O números de pessoas dentro e fora do Dante Barone...


...e os ônibus na volta da Praça da Matriz davam a dimensão do evento
Fotos: Guga Stefanello






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.