quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Escola Ildo Meneghetti - trajetória reconhecida


             Foi um orgulho ser a portadora da entrega do Diploma de Honra ao Mérito conferido pela Câmara Municipal de Porto Alegre, à Escola Municipal de Ensino Fundamental Governador Ildo Meneghetti, em solenidade ocorrida nesta terça no Plenário Ana Terra.
Fiquei muito feliz de poder, através do meu trabalho como vereadora de Porto Alegre, indicar o nome proporcionar este momento de reconhecimento a uma instituição educativa tão importante que completou 50 anos este mês.
Por meio de uma atividade desenvolvida por uma turma da Escola, denominada “rodas de memórias”, os alunos tiveram a oportunidade de recriar a história da escola ao longo do tempo. Ouviram relatos de professores e funcionárias que nela atuam há anos e, também, de alunos antigos, obtiveram diversas informações e puderam tomar conhecimento das transformações ocorridas no espaço escolar  que hoje frequentam.
Este belo trabalho reforçou a todos a importância da escola e sua valorização. 
Junto da presença das vices-diretoras, professores, funcionários, alunos e ex-alunos, pude cumprimentar a todos que lá trabalham e estudam e que junto com sua escola querida foram merecedores também do diploma.
O meu colega vereador progressista Guilherme Socias Villela, presidiu o Ato Solene. Ao final da cerimônia, assistimos a uma apresentação musical dos alunos.
Comemoramos, assim, esta data tão especial que marca uma bela e persistente trajetória dentro da educação e da formação de tantas crianças e jovens que por lá já passaram e dos que vão continuar a usufruir daquele espaço construído com tanto empenho e dedicação, onde a memória é valorizada e o conhecimento se transforma e dá frutos através de tantas propostas educativas. A escola, depois de passar por sedes diferentes desde sua fundação, hoje é uma referência do Bairro Ruben Berta, na Zona Norte de Porto Alegre. 
Criada para atender a Vila Nova Santa Rosa, a escola atende também a alunos oriundos das vilas Nova Santa Rosa, Nova Gleba, Pôr-do-Sol, Vitória da Conquista, São Borja, Páscoa; dos  Conjuntos  Habitacionais Jenor Jarros e Fernando Ferrari; além da antiga Vila Dique. Carrega o nome do Governador Ildo Meneghetti, que foi por duas vezes prefeito de Porto Alegre e governador do estado do RS.
Atualmente, é a maior escola da rede municipal de Porto Alegre em número de alunos. São 1.800, atendidos por cem professores e trinta funcionários. Atende desde o Jardim até o último ano-ciclo do Ensino Fundamental.
Nada mais justo do que prestar uma homenagem a essa escola na passagem de seus cinquenta anos.  Sabemos o quanto é difícil concretizar os ideais pedagógicos e sociais dentro do ensino público e com uma comunidade escolar tão numerosa e diversificada. A Ildo Meneghetti conseguiu!


Vereador Guilherme Villela abrindo o Ato Solene

A diretora da escola, Angelita Pôrto e Silva recebendo o Diploma de Honra ao Mérito. Ao lado, o vereador Villela e a
representante da secretaria Municipal de Educação, Eliane Meleti

A diretora Angelita, emocionada e orgulhosa pelo diploma

A apresentação com canto, flautas e percussão dos alunos, conduzidos pela professora
de música, Edite Terezinha Marx

Com a vice-diretora Ana Clara Oliveira. Foi através do seu marido, 
Marcos Oliveira, um entusiasta da minha caminhada política, 
que me aproximei da Escola Ildo Meneghetti e 
realizei a ideia da homenagem

Ao final da solenidade vivi um momento para lá de especial e inesperado: alunos me pediram autógrafos! Tivemos
que fazer uma fila e assim autografei uma folha de papel para cada um. Este menino da última foto, foi correndo
buscar sua pasta para eu assinar ali mesmo, e disse que assim veria a assinatura todos os dias! 

Com duas queridas alunas depois da "sessão de autógrafos"

Toda a turma reunida 






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.