terça-feira, 16 de dezembro de 2014

No Chanuká - de 16 a 23 de dezembro





Chanucá ou Hanucá (חנכה ănukkāh ou חנוכה ănūkkāh) é a festa judaica também conhecida como Festival das Luzes.
"Chanucá" é uma palavra hebraica que significa "dedicação" ou "inauguração". A primeira noite de Chanucá começa após o pôr-do-sol do 24º dia do mês judaico de Kislev e a festa é comemorada por oito dias.
Sua origem é muito antiga. Em 165 a.C., os macabeus (um grupo de judeus) conseguiram expulsar os gregos que dominavam Jerusalém. Mas o templo local estava destruído. A Menorá, um tradicional candelabro de oito braços, estava quase apagando. Só havia óleo para mantê-la acesa por um dia. Mas, graças a um milagre, o combustível durou por oito dias – tempo suficiente para produzir mais óleo.
São considerados oito dias de alegria, quando  são mantidas algumas das tradições comuns da celebração:
Acendimento das Velas – Durante os oito dias de Chanucá: acendem-se velas em uma Chanukiá, um candelabro com oito braços enfileirados, e um suporte de velas extra chamado de Shamash, de onde as outras velas são acesas.Em cada noite de Chanucá uma vela a mais é acesa, começando com uma na primeira noite, duas na segunda e assim sucessivamente.
Sonhos Doces recheados (Sufganiot) e Bolinhos de Batata (Levivotou Latkes) – Outro costume de Chanucá é o de comer pratos especiais, principalmente aquelas fritas no óleo como sonhos e bolinhos.
Piões – as crianças brincam com piões (Svivonim) de quatro lados marcados com as iniciais Hebraicas – Grande Milagre Aconteceu Aqui (Nes Gadol Haia Pó). Também é costume dar às crianças algum “Chanucá guelt”, dinheiro para comprarem doces e brinquedos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.