terça-feira, 24 de setembro de 2013

Novo Cidadão de Porto Alegre



Câmara Municipal de Porto Alegre
24/09/13


Plenário

Rogério Gastal Xavier recebe o título de Cidadão de Porto Alegre


A Câmara Municipal concedeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre para o médico pneumologista, Rogério Gastal Xavier, em sessão solene realizada na noite desta terça-feira (24/9). A honraria foi proposta pela vereadora Mônica Leal (PP). A sessão foi presidida pelo vereador João Carlos Nedel (PP). Gastal Xavier, 69 anos, é natural de Pelotas, foi aluno de escolas públicas e concluiu os estudos no Colégio Anchieta, na Capital. 

A vereadora Mônica Leal destacou o trabalho de Rogério Gastal Xavier. “É um médico que atua com devoção, que dedica todo seu conhecimento e sua vocação ao seu bem maior, que são seus pacientes. Se um paciente não está em condições de ir até o consultório, ele é quem vai à casa do doente”, afirmou a vereadora. Após receber o diploma, Gastal Xavier agradeceu a vereadora Mônica Leal e toda família que estavam presentes no plenário Otávio Rocha. Em seu discurso, muito emocionado, o mais novo Cidadão de Porto Alegre traçou um histórico de sua trajetória pessoal e profissional, desde a infância em Pelotas, até sua chegada em Porto Alegre “Este título significa para mim um apogeu de toda uma carreira e eu fico muito contente Mônica”, destacou.

Rogério Gastal Xavier, pneumologista, formado em medicina, em 1968, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). É casado com Maria Isabel Caringi, tem 3 filhos e 7 netos. O homenageado já recebeu diversos prêmios e menções honrosas na área da saúde: Associação Médica do Rio Grande do Sul (1975), Associação Médica do Noroeste Argentino (1976), Sociedade Brasileira de Pneumologia (1982) e Sociedade Americana de Pneumologia (1993). Atualmente Rogério participa de palestras em congressos nacionais e internacionais, além de apoiar diversas entidades da área social e humanitária. Participaram da cerimônia os vereadores João Carlos Nedel (PP), Reginaldo Pujol (DEM), amigos e familiares de Rogério Gastal Xavier.  

Texto: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
Foto:  Vicente Carcuchinski


Maria Isabel Caringi Xavier, Dr. Rogério Gastal Xavier e vereadores Mônica Leal e João Carlos Nedel








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.