quinta-feira, 26 de setembro de 2013

A Segurança Pública na tribuna


Hoje, os vereadores de Porto Alegre receberam no plenário o presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar do Estado, Coronel José Carlos Riccardi Guimarães, que ocupou a Tribuna Popular para falar sobre a Gestão Governamental da Segurança Pública, sobre a categoria dos bombeiros na Brigada Militar e projetos legislativos e verbas das esferas Federal e Estadual voltados para a área. 
Ele levou de forma veemente ao conhecimento de todos, situações por que passa a Brigada Militar do Estado frente ao descaso do governo Tarso Genro pela segurança pública.
Trouxe dados sobre o número de policiais militares e bombeiros hoje, que estão em grande defasagem, sobre o sucateamento da estrutura, das dificuldades que refletem nas condições de trabalho, e assim, na impotência da sociedade frente a bandidagem que assola ricos e pobres agindo no vácuo dessa falta de segurança.
Lembrou que uma boa administração da segurança pode acontecer com competência, gestão, vontade política e que o investimento tem que ser nas corporações, nos equipamentos e na tecnologia, não em orçamento para manter um edifício como o da sede da secretaria que é um elefante branco cheio de funcionários reaproveitados que não entendem nada da área, gastos com CCs, cafezinho e tantos outros hábitos burocráticos que só oneram.
Na sua concepção, e da associação que preside, bastaria uma equipe pequena, nuclear, que pode ser feita por pouca gente, mas que estude, viva, entenda e comande a Segurança Pública e o resto estaria na sruas de forma prática e efetiva, que é onde a segurança tem que agir de fato e aplicar todos seu potencial ostensivo.
Pois usei o tempo de lideranças da sessão, falando pela bancada do meu partido para reforçar que penso de forma semelhante a ele e a todos os policiais militares que estão descontentes com a atuação do governo estadual.
Não poderia ser de outra forma. Expressei meu sentimento de solidariedade e de acordo com todos os pontos trazidos pelo coronel Riccardi, já sabendo das dificuldades e necessidades da classe, que deveria ser extremamente valorizada e reconhecida pelo serviço que presta.
E o que dizer das políticas para os Direitos Humanos, que vivem insistindo no ranço da Ditadura e que não incluem os policiais atingidos em serviço nos seus discursos de proteção, apenas protegendo os bandidos?
Foi um momento importante em plenário, com a presença de PMs e bombeiros mostrando que estão na luta diária pela nossa segurança e pela dignidade deles próprios e de suas famílias.


Tenente-Coronel José Carlos Riccardi Guimarães ocupando a tribuna
Foto: Desirée Ferreira/ CMPA

Me pronunciando e pedindo: "Mexa-se, governador"!
Foto: Elson Sempé Pedroso/ CMPA

Oficiais vieram acompanhar a Tribuna Popular
Foto: Desirée Ferreira/ CMPA

Eu, tenente Coronel Riccardi Guimarães e os vereadores progressistas, Villela e Nedel,
solidários e preocupados com as causas da BM

Foto: Desirée Ferreira/ CMPA








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.