sábado, 7 de setembro de 2013

Quem ama cuida!





Como ser mais patriota
Por Lidiane Franqui


O país em que vivemos é o lar escolhido por Deus para que possamos vivenciar as lições que a vida nos traz. Ele é a extensão do nosso próprio lar, porém numa proporção maior. Amar o país em que vivemos é valorizar a casa que nos foi confiada para cuidar. Mais do que isso, que nos foi doada para produzir frutos e fazer com que a humanidade progrida harmoniosamente.

A sociedade de um país é tal qual uma família unida pela mesma língua e pelas mesmas vivências. Embora o nosso país seja caracterizado por uma grande diversidade, possuímos o mesmo sentimento de brasilidade, que é esse sangue guerreiro, de um povo que não desiste e que luta por dias melhores. Portanto, tão importante quanto desejar e construir uma família feliz, é olhar para o nosso país com o mesmo olhar e abranger a sociedade como uma grande família. Mas como fazer isso num país tão grande? Através do exercício do patriotismo, ou seja, do amor pelo nosso país.

Ser patriota é ter amor e defender o país em que se vive. Não há fórmulas prontas para ser patriota, pois é necessário ter consciência da importância desta palavra. Muitas pessoas criticam os problemas que o Brasil enfrenta, mas se esquecem de que um país é formado por indivíduos e que os problemas são o reflexo das ações desses indivíduos. Portanto, somos nós quem compomos o nosso país, ou seja, somos os causadores e responsáveis pelas soluções dos problemas que o Brasil possui.

É preciso fazer a sua parte.
Não adianta criticar sem apresentar soluções. Ser patriota é agir em prol do país através de ações, mesmo que isoladas. Se o problema é a corrupção, analise em quem votar e combata a venda de voto e as irregularidades nas eleições. Faça a sua parte de forma idônea. Ensine seus filhos e parentes sobre os valores que o cidadão deve exercer na sociedade e principalmente no papel que cada um tem na construção de um país melhor.

Valorize o que é positivo.
Infelizmente muitas pessoas falam mais do que é negativo. Prova disso é o excesso de valor que a mídia dá às notícias ruins. São tragédias, assassinatos, roubos e outros. Existe muita coisa boa acontecendo no nosso país, mas não ganham as páginas dos jornais porque o público não quer ver. Por isso defendo que é uma questão que se inicia individualmente. Quando a sociedade brasileira for composta de um povo que dá mais atenção ao amor do que à dor, as coisas começarão a se modificar e o Brasil será visto como um lugar melhor. As mudanças são interiores e essas, quando iniciadas, dão frutos ao nosso redor.

Ser patriota é muito mais do que ter um discurso bonito. É mais do que torcer pela seleção brasileira em tempos de Copa do Mundo. Ser patriota é amar o lugar em que se vive. É preservar o ambiente físico e social através de atitudes saudáveis, como não jogar o lixo na rua, respeitar a natureza, ser gentil com as pessoas, reconhecer o imenso presente que Deus nos deu. Enfim, o patriotismo é uma questão pessoal e que pode ser aprendida. Para isso, basta ter consciência de que somos parte de tudo isso que se chama de Brasil. 




Lidiane Franqui é autora do livro "Ser feliz é possível"








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.