sábado, 18 de setembro de 2010

Uruguaiana

Ando numa corrida louca para driblar o tempo, que parece voar das minhas mãos. Tenho a sensação que há muito ainda por fazer, e de tantos compromissos a cumprir, às vezes acabo por não ter pleno conhecimento da agenda e tem acontecido de só tomar total consciência da programação na estrada. E até me surpeendo com o roteiro.

A visita que fiz à cidade de Uruguaiana foi recheada de surpresas o tempo todo. Se bem que dessa vez, eu acho que o meu pessoal realmente não me contou tudo o que estava programado e me arrisco a dizer que a Gilda, minha fiel escudeira que coordena a minha campanha na cidade, pediu sigilo, para me surpreender. Eu fiquei impressionada com o que eles fizeram para me receber.

Vocês imaginam que, cedo da manhã, eu estava no hotel, calmamente tomando um café;  falava no celular com o meu pai, que queria notícias do meu roteiro pelo interior, quando, de repente, escutei uma voz masculina me anunciando e fazendo uma retrospectiva da minha vida: "Nesta manhã de domingo, visita a cidade de Uruguaiana a jornalista Mônica Leal que foi Secretária de Estado da Cultura, Vereadora, candidata ao Senado Federal e agora é candidata a deputada estadual. É uma mulher corajosa e o Rio Grande precisa dela...”. Me despedi do meu pai explicando o que acontecia e prometendo ligar mais tarde.

Fui até a porta do hotel e me deparei com a Gilda na frente dos carros completamente embandeirados, um auto-falante com meu jingle intercalando a minha história de vida política, que era contada pelo locutor, com crianças pulando e dançando. Eu confesso que fiquei parada na calçada, olhando tudo aquilo sem saber o que dizer e fazer. Precisei de alguns momentos para me recuperar da emoção que foi enorme. Saímos numa carreata pelas ruas da cidade e foi maravilhoso sentir o entusiasmo das pessoas quando nos viam passar, quando recebi palmas, abanos e manifestações afetuosas que fizeram um grande bem para mim, que estou longe de casa há muitos dias, no auge de uma campanha. Lembrei de quando tive a oportunidade, como Secretária da Cultura, de assistir o Carnaval fora de época de Uruguaiana e da sua espetacular beleza e organização.

Lá pelas tantas, vi uma senhora de idade em frente a sua casa empunhando a minha bandeira. Não resisti e pedi para o Paulinho, que dirige a nossa van, parar, desci e lhe dei um abraço muito apertado em agradecimento pela confiança depositada em mim. Ali estava a dona Alda, de 90 anos. Minha nossa, talvez essa senhora não tenha idéia do bem que me fez aquele abraço, pois estava com muita saudades dos meus pais. A carreata terminou na frente da Associação do bairro onde aconteceu um almoço com cerca de 150 pessoas das comunidades que a Gilda mantém contato.

A minha chegada foi festejada por eles, que haviam decorado o salão com balões coloridos, e estava tudo tão lindo que mais parecia aniversário de uma pessoa da família deles. Depois, as falas, que foram afetuosas e o almoço que estava delicioso. Outra coisa que me deixou muito contente e encantada, foram as crianças, que queriam fotos e dedicatórias nas minhas propagandas. Elas estavam curtindo intensamente aquele evento festivo.

Por fim, fui brincar com esse grande grupo de crianças e acabei jogando futebol com elas e foi muito bom, pois voltei aos meus tempos de colegial. E não é que me saí bem no campo? Quando terminei de jogar, olhei a cara da minha equipe, que estava preocupada com um possível tombo e eu logo os acalmei falando que eles tinham uma candidata atleta. Foi um riso geral. No meio da tarde eu me despedi de todos e fui para a estrada rumo a Alegrete. Na lembrança o rosto de cada uma dessas pessoas que me fizeram solidificar minhas convicções de que estou no caminho certo.

 Com Dona Alda

Meu agradecimento a Dona Alda
 Carreata pelas ruas de Uruguaiana
Fui recebida com entusiasmo e carinho
O carro que puxou a carreata e teve como locutor o Vilmar Oliveira

Uma parada para a foto
Abraço gostoso das crianças
O carinho que recebo das crianças é minha fonte de energia
Firme e forte dona Alda acompanha a minha vida política
O entusiasmo das pessoas ao verem a carreata passar
A carreata fez tamanho sucesso....
... que aconteceram paradas obrigatórias
As crianças curtem a folia
A minha chegada no almoço

As mulheres compareceram em peso...
...e os homens também
Com uma pequena amiga que fiz por lá
Gilda e Vilmar Oliveira: meus anfitriões
Vendo o pronunciamento dos anfitriões
Com Malu
Com Nicolas
Com Beth
Com as crianças presentes no evento
Com lideranças da cidade
Jogando futebol...
...com as crianças
Com Zulma Saldanha que preparou o almoço
Uma panorâmica do evento

Ao deixar o evento...
...tive uma despedida calorosa

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.