segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Alegrete




Cidade histórica que foi a terceira capital da República Rio-Grandense, grande símbolo do orgulho gaúcho, que possui uma música em sua homenagam que é um verdadeiro hino dos gaúchos, o "Canto Alegretense". Em Alegrete os filhos ilustres são sempre reverenciados - Osvaldo Aranha, Mário Quintana, Antônio Augusto Fagundes...Terra rica em pecuária bovina, agricultura diversificada, lã e leite. Pois essa terra mexe com meu coração de forma muito significativa e toda vez que a visito, as lembranças abrem as comportas do tempo e tomam conta por completo. Foi Alegrete que despertou em mim o amor pelo tradicionalismo e a vontade de participar desse segmento da cultura gaúcha. E isso já está fazendo quatro anos! Lembro que cheguei na cidade, como candidata ao Senado Federal, em plena véspera do 20 de Setembro e fui convidada à desfilar na cidade. Como eu não sabia montar a cavalo, fui de charrete e confesso que naquele momento eu senti a vontade de aprender.

Voltei agora ao Alegrete em campanha rumo à Assembléia. No primeiro dia, estive no Piquete Dona Luiza e fui recepcionada pelo Patrão Milton Nardon. No dia seguinte eu retornei para uma janta no Piquete, onde o Patrão, sua mulher Gislaine, o capataz Rui Torres e Luis Brandolt me oportunizaram matar as saudades do tradicionalismo, com o qual estreitei ainda mais os laços sendo Secretária de Estado da Cultura. Gostei demais desse encontro com eles! É que me senti em casa. O bom é que agora eu posso dizer que sei montar, pois ao longo desses três anos, fiz aulas de equitação, primeiro no sítio do Comandante Romeira e depois na Brigada Militar, sob o comando do Capitão Estevão. À propósito, meu lindo cavalo de pêlo branco, chama-se Discreto.

À tardinha, eu visitei a escola Filhos do Rei, localizada no Bairro Nossa Senhora Conceição Aparecida, acompanhada do deputado Afonso Hamm. A instituição tem como Presidente Administrativa a Flor de Lis, que também é pastora da Igreja Quadrangular, junto com seu pai, Valter. Conheci as instalações da escola e da igreja. À noite fui no Acampamento Farroupilha local e caminhei com o deputado Afonso e toda a nossa equipe de campanha. Conheci o Piquete Estância do Sossego e lá fizemos um lanche muito gostoso. Saí do acampamento e fui para o hotel Refazenda, onde estava hospedada, pois precisava de uma boa noite de sono, e havia apenas deixado a mala logo que cheguei na cidade. O local é encantador, pois parece uma fazenda. Os donos do estabelecimento, Jane e Tilson Nunes, muito atenciosos, acenderam a enorme lareira e fizeram um delicioso churrasco ali mesmo.

 No outro dia cedinho, eu fui prestigiar o desfile de entrega da Chama Crioula ao município. Chovia muito e como os cavalarianos passam em frente ao diretório do partido, eu fiquei abrigada ali. Por sentimento à tradição, nem mesmo a chuva espantou o pessoal, pois mais de dois mil homens, mulheres e crianças à cavalo participaram desse evento cívico e toda a cidade assistiu. Depois aproveitei para colocar a conversa em dia com o presidente do PP, Sandro Baruá. A Kiki e o Romário foram o ponto alto desse meu tempo na cidade. Tenho grande admiração por esta dupla de líderes, que é imbatível, e me arrisco a dizer que são diferenciados, pois trabalham em completa sintonia política. Adoro as histórias fantásticas que a Kiki conta do doutor Pillar, que foi o melhor prefeito que a cidade já teve.

Bom, o sentimento não podia ser outro a não ser de agradecimento a todos que me acolheram e de que o município de Alegrete foi o responsável pelo meu "despertar gaúcho" e sempre fará parte da minha caminhada.

No Piquete Dona Luiza
Em frente ao Piquete
Com Milton, Gislaine e Paulo
Com Luis Brandolt
Com os meninos Luã, Marquinhos e Lucas
Mário Augusto Araújo preparou um delicioso churrasco
Com lideranças do Alegrete
Com Afonso, Flor de Lis, Kiki e Romário na Escola de Ensino Infantil Filhos do Rei



Conhecendo os projetos da escola
No Piquete Estância do Sossego
A equipe de campanha minha e do Afonso na visita ao Acampamento Farroupilha
Equipe feminina pegou firme no batente
Com Romário
Com os amigos Roberta, João Palmeiro, Dácio e os proprietários do Hotel Refazenda onde ficamos hospedados 
Minhas amigas do instituto de beleza Gringo´s
Com Kiki, Henrique, Romário e Sandro
Protegida da chuva pelo atencioso Romário eu cumprimentei meus amigos cavalarianos
Com Marcial Dornelles que conduziu a Chama Crioula
Mesmo na chuva mais de dois mil cavalarianos ...
...acompanharam a Chama Crioula
Visitei os amigos Silvanio e Citânia proprietários do Posto Texacão na saída de Alegrete




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.