terça-feira, 7 de setembro de 2010

Feriado e Civismo


Hoje eu participei do desfile de 7 de setembro que em Porto Alegre acontece todos os anos na Avenida Loureiro da Silva. Eu, como filha de bom soldado, sempre acompanhei essa solenidade. E a cada ano, o momento que passo na avenida faz abrir as comportas do tempo e aflorar lembranças da minha infância. Desde ainda bem pequena, aguardava com muita ansiedade essa data, pois meu pai, Pedro Américo Leal, me levava para o palanque oficial, onde assistíamos o desfile do início ao fim. Já contei aqui no meu blog que morei na Vila Militar de Rezende, no Rio de Janeiro. Ali, comecei a conhecer e admirar a lealdade e o compromisso dos soldados que servem a nossa pátria. Aprendi a cantar o Hino Nacional e o Hino do Rio Grande com a mão no coração. 

A rígida disciplina militar com que fui criada, imprimiu no meu perfil pessoal e profissional uma conduta respeitosa e dedicada e me ensinou a ter convicções e lutar por causas. Gostaria muito que todas as crianças tivessem a oportunidade que eu tive: conviver com o Exército Brasileiro. Penso que falta civismo nos nossos jovens de hoje, então, assim como já levei meus filhos, resolvi levar meus sobrinhos no desfile para que eles vissem crianças, jovens, mulheres e idosos dedicarem a manhã do seu feriado a um ato cívico. Valeu a pena, pois os gêmeos, Ricardo e Eduardo, que são filhos do meu irmão João Pedro, assistiram entusiasmados todos os segmentos que desfilaram. 

Lá encontrei com amigos do Exército que sempre me recebem com tanta deferência, carinho e amizade, que fico emocionada. Falei também com a Governadora Yeda, com o Prefeito José Fortunati, Dom Dadeus e o Secretário de Segurança Pública, General Edson Goulart. Por sinal, o General e eu, que fomos colegas na pós-graduação em Ciências Políticas, somos amigos e temos uma grande causa em comum, a segurança pública, e trocamos ideias sobre essa área. A cerimônia levou exatamente duas horas, aliás, como todos os eventos do Exército, que tem hora para iniciar e terminar, sem atrasos, algo que eu aprecio demais. Quem dera os civis copiassem esse modelo.























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.