sábado, 8 de junho de 2019

Porto Alegre agora tem uma avenida chamada Pedro Américo Leal

Num clima emocionante, alegre e afetivo, foi realizado o descerramento da placa da mais nova avenida de Porto Alegre, a Avenida Pedro Américo Leal, meu pai. A homenagem foi proposta pela bancada do partido Progressista na Câmara Municipal. 
Foi maravilhoso e gratificante ver a presença de tantas pessoas queridas e  importantes para o meu pai, que conviveram ou trabalharam com ele, e pessoas importantes para mim, representantes militares e da política, como o Comandante Militar do Sul, general Antonio Miotto, o coronel Mário Ikeda, comandante da Brigada Militar, representantes do Grupo de Operações Especiais (GOE), o ex-governador do Estado do Rio Grande do Sul, Jair Soares, o presidente do Partido Progressista, Celso Bernardi, outras lideranças progressistas, os vereadores João Carlos Nedel (PP) e Dr. Goulart (PTB), o ex-vereador e ex-prefeito João Antônio Dib, Gildo Milmann, Ivo Marinho, Lauro Balle, Lya Seelig, vários nomes eu teria que listar. A Banda do 3º BPE marcou presença e o hino do Rio Grande do Sul ganhou o brilho especial da voz do cantor Daniel Torres. Foi a concretização de uma junção de forças de pessoas que se envolveram e trabalharam, da parceria do vereador Nedel, que assumiu o microfone e fez o cerimonial, da comunidade local que participou e se dedicou,  simbolizada pela Jurema Barbosa, que falou a todos sobre a realidade do bairro e nos trouxe uma apresentação de dança dos "Anjinhos do Cristal", e também da EPTC. 
De forma emocionada, coube ao meu irmão, João Pedro, falar e agradecer em nome da família, das três gerações dos Leal presentes, todos rodeando a minha mãe, dona Carmen, que foi o centro de toda a cerimônia. João Pedro leu um trecho de uma carta escrita pelo pai em que ele pedia aos filhos e netos que não descuidassem da família, que havendo o que fosse, que permanecêssemos juntos, e esse cuidado e amor por nós foi sem dúvida o seu grande legado. A saudade bateu forte e o sentimento foi de gratidão a todos que foram acompanhar conosco este momento de orgulho tão especial e também prestar uma homenagem à memória de Pedro Américo Leal, um carioca de nascimento, militar e político, que fez de Porto Alegre o seu lar.

Em tempo: a avenida se localiza na zona sul da Capital, entre a Icaraí e Diário de Notícias, no bairro Cristal e na sequência será ampliada até a Cavalhada.
Fotos: Ederson Nunes e Fábio Paranhos









































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.