sexta-feira, 14 de junho de 2019

General Hamilton Mourão é Cidadão Emérito de Porto Alegre

Em solenidade realizada no início da noite desta sexta-feira (14/6), no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal, o vice-presidente do Brasil, general Antônio Hamilton Martins Mourão, recebeu o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre. A sessão solene, conduzida pela presidente do Legislativo da cidade, vereadora Mônica Leal (PP), contou com a presença de vereadores, vereadoras e de inúmeras autoridades do Estado e do município, entre os quais o governador Eduardo Leite e o prefeito Nelson Marchezan Junior. Aprovada por unanimidade pelo plenário, a distinção foi proposta pelo vereador Valter Nagelstein (MDB).

Mônica Leal, ao saudar o homenageado, disse ser um grande orgulho para a Câmara Municipal receber o vice-presidente. “Este é um reconhecimento da população de Porto Alegre, pela sua trajetória e trabalho como vice-presidente da República”, afirmou. Ela  citou ainda o “importante papel desempenhado por Mourão pelo bem do Brasil e dos brasileiros” e disse igualmente expressar seus mais sinceros parabéns e sua gratidão, em nome do Legislativo da Capital: “Nossa homenagem é um reconhecimento ao soldado e ao cidadão”.

Em seu pronunciamento, Valter Nagelstein disse ser uma honra a todos os porto-alegrenses homenagear o general Hamilton Mourão como Cidadão Emérito. “Este é um título para filhos daqui que prestaram relevantes serviços a Porto Alegre”, salientou. O vereador lembrou que, na condição de vice-presidente da República, o militar veio a ser o primeiro detentor deste cargo a comparecer à Casa Legislativa em seus 246 anos de idade”. Nagelstein citou também a trajetória pública e o currículo profissional de Hamilton Mourão, disse ser ele “razão de orgulho para nós” e ressaltou caber “ao bom líder político, como mostrou nosso homenageado em sua trajetória, ressaltar a virtude. Sua voz tem sido forte em apontar o caminho correto”.

História

“Esta homenagem, na terra em que nasci, me toca muito.” A afirmação foi feita pelo general Hamilton Mourão, ao agradecer a honraria da Câmara Municipal de Porto Alegre. “Não vim aqui para falar de política, nem abordar estes assuntos”, destacou o novo Cidadão Emérito ao discorrer sobre sua vida e sua história na Capital. “Nasci aqui, no Hospital Moinhos de Vento, fui morar na rua Lobo da Costa, na Cidade Baixa”, iniciou ele, e recordou: “Meu quintal era a Redenção. Ali aprendi a andar de bicicleta e a remar no barquinho no laguinho”.

Mourão citou ainda sessões matinais do Cine Avenida, na esquina da avenida João Pessoa - onde assistia filmes de Tom e Jerry -, e passeios pela Rua da Praia. “Saí daqui com 7 anos de idade e fui para Bagé.” Lembrou ainda ter voltado a morar em Porto Alegre em 1969, então aluno interno no Colégio Militar, e depois novamente em 2001. “Me sinto extremamente honrado, agradeço demais ao Valter e à Mônica e a cada uma das senhoras e dos senhores vereadores desta cidade”, destacou e finalizou: “Porto Alegre é demais”.

Homenageado

Natural de Porto Alegre, o general Antônio Hamilton Martins Mourão é filho do general-de-divisão Antônio Hamilton Mourão e de Wanda Coronel Martins Mourão. Atual vice-presidente do Brasil, ingressou no Exército em 1972, na Academia Militar de Agulhas Negras, sendo declarado aspirante-a-oficial de Artilharia em 1975. Em sua vida militar, tem cursos de formação, de aperfeiçoamento, de altos estudos militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e do Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército, além dos cursos básico paraquedista, mestre de salto e salto livre, e de guerra na selva.

Também foi instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras, cumpriu Missão de Paz em Angola e ocupou posto de adido militar na Embaixada do Brasil na Venezuela. Comandou o 27° Grupo de Artilharia de Campanha em Ijuí, Rio Grande do Sul; a 2ª Brigada de Infantaria de Selva em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas; e a 6ª Divisão de Exército, em Porto Alegre. Seu currículo inclui igualmente a vice-chefia do Departamento de Educação e Cultura do Exército e o posto de Comandante Militar do Sul. Chefiou ainda a Secretaria de Economia e Finanças. Deixou o serviço ativo em fevereiro de 2018, após 46 anos de serviço, sendo transferido para a reserva remunerada.

Além do homenageado e esposa Paula Mourão, bem como vereadores e autoridades já citadas, também integraram a mesa principal da solenidade o segundo vice-presidente do Senado Federal, senador Lasier Martins; o presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, desembargador federal Thompson Flores; o deputado federal Marcel Van Hatten; o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Túlio Martins; o representante da presidência da Assembleia Legislativa do RS, deputado Tenente-Coronel Zucco; e o chefe de gabinete da vice-presidência da República, general Álvaro Gonçalves Wanderley.

Texto:Assessoria de Imprensa CMPA









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.