quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Segurança às claras


A prefeitura de Porto Alegre está instalando nova iluminação em cento e sete praças da cidade.
Dá para ver o grau dessa mudança que está por vir, tomando como exemplo a Praça Breno Vignoli que fica no bairro Bela Vista e é a primeira a receber as instalações.
De oito postes existentes a praça vai passar a ter trinta e quatro postes novos; e, de dezessete luminárias, o número aumenta para setenta!
A boa iluminação pública é uma das medidas que uma prefeitura pode tomar e efetivar para coibir atos de violência e de criminalidade, assim como a urbanização, a boa capina, a poda da vegetação e o cuidado para que não proliferem áreas degradadas e abandonadas que sejam tomadas por marginais.
Parques e praças são espaços de convívio, onde pode ser exercitada a cidadania, onde se manifesta o direito de usufruir do que é público. 
Esses espaços são como corações para um bairro e para uma cidade.
São bolsões de área verde e ar mais puro; locais para a prática de esportes, de atividades apropriadas para os idosos e as crianças. E têm que ser bem frequentadas e bem ocupadas.
Quanto mais preservadas essas áreas – iluminadas, com rondas da guarda municipal, com estrutura conservada, sejam os bancos para sentar, os brinquedos infantis, as caixas de areia, aqueles aparelhos para ginástica, os bebedouros, a pavimentação, melhor a frequência desses lugares e a contribuição para o afastamento da criminalidade.
Melhorias nesses aspectos são um grande investimento que retorna à população em termos de ganho de qualidade nos espaços, refletindo diretamente nesse quesito primordial para os cidadãos que é a Segurança.
Muito boa notícia que vem da prefeitura de Porto Alegre!

Esta é a praça Breno Vignoli, na Bela Vista, que recebeu nova iluminação
Foto: Ricardo Stricher/ PMPA






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.