quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Empenhar não é gastar


 Requerimento sendo entregue ao presidente da Câmara na sessão plenária de 04/12
Foto: Elson Sempé Pedroso/ CMPA

Imagino que muitos leram a matéria* de duas páginas publicada em Zero Hora no dia 02 de dezembro último, sobre o sucateamento do Departamento de Criminalística do Instituto Geral de Perícias do Estado.
Como eu tenho participação direta nisso, já que recebi em meu gabinete uma denúncia sobre a grave situação do DC, apresentei e fui relatora do dossiê entregue ao Ministério Público Estadual e ao do Trabalho, sempre me manifestei sobre a falta de investimentos no departamento que é responsável pela elucidação dos crimes no Rio Grande do Sul.
Frente a isso, após a reportagem, o jornalista que estava responsável pela Página 10 da Zero Hora me contatou. Publicou uma nota registrando a origem da denúncia e a minha afirmação sobre a falta de investimentos no Departamento de Criminalística.
No dia seguinte, a coluna citava a Secretaria da Segurança Pública e o IGP desmentindo o dado e informando um valor empenhado de 3,3 milhões em investimentos no IGP.
Ora, empenhar não é gastar! Quem foi gestora pública como fui, sabe muito bem que são valores previstos para utilização em projetos da secretaria, mas que retornam ao orçamento caso os mesmos não existam.
Em função disso, usei a tribuna para dizer que aquela informação do montante investido no Departamento de Criminalística não tinha me convencido, visto que, se fosse assim, não teria sido interditado. 
Entreguei, então, um requerimento ao presidente da Câmara solicitando que fossem convidadas para uma reunião, as autoridades ligadas à Secretaria da Segurança e ao IGP para que expliquem no que foi aplicado este valor e onde estão as melhorias.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.