sábado, 7 de dezembro de 2013

Ana Amélia pede voto aberto


Compartilho notícia da Agência Senado sobre projeto da senadora Ana Amélia, que vem para atender um dos anseios do povo brasileiro: a transparência na política


Ana Amélia pede pressa na inclusão do voto aberto no Regimento Interno

Senadora defende o voto aberto em todas as decisões do Congresso Nacional

A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu, nesta quinta-feira (5), a tramitação em regime de urgência de projeto de resolução de sua autoria (PRS 88/2013) que modifica o Regimento Interno do Senado estabelecendo o voto aberto nos processos de cassação de mandato parlamentar e em outros em que a Constituição não estabeleça o escrutínio secreto, como escolha do presidente da Casa.
Em sua avaliação, a aprovação pelo Senado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº  43/ 2013 que abriu o voto em casos de cassação e na análise dos vetos presidenciais representou um momento de encontro com a sociedade brasileira, uma vez que atendeu pelo menos em parte as reivindicações dos movimentos de protesto de junho.
— O povo não quer saber quantas comissões o Senado terá ou como será distribuído o tempo dos senadores no Plenário. Isso é importante para ordenar os nossos trabalhos, mas o que as urnas querem mesmo – repito – é muita transparência. E nesse sentido, a única parte do regimento que guarda relação com essa reivindicação é exatamente aquela em que existem previsões de voto secreto, além do determinado pela Constituição — afirmou a senadora.
Para a senadora, as alterações no Regimento Interno do Senado serão fundamentais para evitar futuros questionamentos em casos de cassação sobre os quais a Casa venha se debruçar.

Fonte: Agência Senado com Assessoria de Imprensa

Ana Amélia na tribuna do Senado Federal









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.