segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Comunicação Progressista


Na ensolarada manhã deste sábado em Porto Alegre, o Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado ficou lotado de progressistas e interessados que lá estiveram para assistir ao seminário "A Importância da Comunicação na Nova Política Brasileira" promovido pelo PP, em parceira com a Fundação Milton Campos.
Os palestrantes convidados eram os “papas”  da área da comunicação: o publicitário André Torretta e o jornalista Nino Carvalho. Os  dois são especialistas em marketing digital e eu como jornalista, sabia que as palestras seriam enriquecedoras. Ao final um espaço para as palavras entusiasmadas da senadora Ana Amélia,  que é considerada um fenômeno nas redes sociais.
Cada um fez sua explanação sobre a comunicação dos políticos nos dias atuais, na era da internet, que coloca o cidadão, que é o eleitor, como o maior protagonista, o motivo e o centro de tudo, lembrando que é importante que os políticos entendam que vivemos num tempo em que as coisas são registradas e compartilhadas, em que as pessoas querem ser ouvidas e dizem o que pensam, mas querem respostas; que estamos num momento em que a população quer  governos e parlamentares transparentes, colaborativos e participativos.
Focaram no uso das ferramentas virtuais, que se bem usadas podem contribuir com  as campanhas e mandatos, mas por outro lado, se o uso for incorreto  ou não tiverem conteúdo de ideias, poderá ser desastroso.  
André, estrategista em campanhas políticas por quinze anos,  comparou que as redes sociais são redes humanas e que o Facebook é como a praça principal da cidade, onde as coisas são contadas e onde as pessoas se encontram e se manifestam, 24 horas por dia.
Nino, um pioneiro da era digital no Brasil,  disse que nas redes não há separação entre vida pública e vida privada e que o Twitter é como uma arena aberta.
Muito interessante ouvir as colocações de profissionais estudiosos da comunicação política e ver que muito do que foi falado é como eu penso a longa data e procuro colocar em prática na minha vida política. O diálogo é o que norteia a minha caminhada de vereadora.  Eu gosto de ter contato com os cidadãos para atender as suas necessidades, sempre dentro das minhas possibilidades legais.
Gostei de ver tantos nomes progressistas interessados em aprender a aplicação das redes sociais no âmbito politico prestigiando a Fundação Milton Campos, a senadora e os palestrantes.
Foi maravilhoso assistir  a Ana Amélia compartilhando do seu conhecimento nessa área que sabemos, é  vital para melhorar a comunicação entre eleitores e políticos gaúchos.

O presidente do PP Estadual, Celso Bernardi, que organizou e fez a abertura do evento, 
que foi gratuito e aberto ao público

 Nino Carvalho, Luciano Dias e André Torretta

Senadora Ana Amélia, presidente da Fundação Milton Campos, no palco do Dante Barone

Desse ângulo da foto dá para ver o auditório lotado



Ao lado de André Torretta, Nino Carvalho e Luciano Dias 

Com Flávio Foos, assessor do deputado federal Renato Molilng e Kevin Krieger, vereador 
e presidente do PP Municipal de Porto Alegre

Com Jair Soares, ex-governador do RS e Jorge Cuty, secretário-adjunto da Saúde
de Porto Alegre

Com meu colega na Câmara, vereador João Carlos Nedel

Pedro Bertolucci, ex-prefeito de Gramado


Registro do encontro com a Ana Amélia







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.