quinta-feira, 25 de abril de 2013

Protesto, sim. Vandalismo, não! Parte II


Mais uma vez, o prédio tombado da prefeitura de Porto Alegre foi pichado, dessa vez, atingindo a porta centenária já danificada em depredação anterior.
Novos danos ao patrimônio histórico da capital do Rio Grande do Sul!
Quando esses vândalos pichadores serão coibidos e punidos?  
Não podemos aceitar atos criminosos como esse. 
O inquérito policial anunciado pela polícia tem que dar resultados. 
É importante que façamos uma reflexão, lembrando a teoria da janela quebrada, aplicada em Nova Iorque durante a prefeitura de Rudolph Giuliani, que punia os pequenos crimes, educando para o freio de delitos maiores. 
Isso, aliado à tolerância zero em termos de combate aos crimes em geral, diminuiu em muito a violência naquela cidade americana.
As medidas transformaram a qualidade de vida do morador, o comércio e o turismo, tornando-a a mais segura das metrópoles americanas.
Urge que as autoridades policiais e governamentais daqui enxerguem que a pequena infração leva à práticas mais graves. Eu insisto nessa tecla.
Quanto às divergências sobre a atuação da Brigada Militar e da Guarda Municipal no vandalismo citado, foi lamentável que os atos violentos contra o patrimônio não tenham sido evitados em função de cumprimento de papeis e orientações pré-determinadas às duas categorias.
Tem que haver policiamento preventivo e ostensivo sempre. Temos direito à segurança e a preservação dos bens da nossa cidade.
Se nada for feito, me atrevo a dizer que perderemos o controle sobre a crescente cultura predatória de movimentos que se intitulam sociais em Porto Alegre, mas que na verdade são políticos e marcham em campanha eleitoral.


As paredes e colunas foram pichadas...
Foto: Mauro Shaefer

...atingindo também a porta centenária, que necessitará
ser retirada para restauro especializado

Foto: Felix Zucco










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.