terça-feira, 23 de abril de 2013

Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor



Grandes autores - Shakespeare e Cervantes


Faz sentido que o Dia Internacional do Livro seja comemorado dia 23, pelo mundo afora. A data, estabelecida pela Unesco em 1996, homenageia dois gigantes máximos da  literatura ocidental que vieram a  falecer no mesmo 23 de abril de um mesmo ano:  Miguel de  Cervantes (1547 – 1616) e William Shakespeare (1564 – 1616).
Como leitora assídua, como cidadã, jornalista, vereadora e ex-secretária da cultura, faço questão de chamar atenção para esse instrumento de formação e transmissão de conhecimento tão antigo, e tão necessário a todos, que é o livro.
Penso que o livro deveria ser mais acessível, deveria estar nas mãos das crianças, nas prateleiras de todas as casas, pois seu poder de despertar a criatividade, o imaginário e a reflexão, é imenso.
Acredito que para conquistarmos uma sociedade com mais qualidade de vida, é preciso que sejam alcançadas ferramentas para seu desenvolvimento social e cultural, e entre elas, estão os livros e a leitura.
Mesmo com as novas tecnologias e “ameaças” de fazer o livro migrar para o mundo eletrônico, para mim nada vai substituir o cheirinho do papel, a  admiração de uma bela capa e a relação que cada pessoa estabelece com seu exemplar, os lugares onde gosta de ler e guardar seus livros.
Livro é algo tão especial e íntimo que muitos sequer gostam de emprestar! 
E o mais valioso é que por trás de cada objeto-livro há uma história de vida, uma mão, uma mente que quer fazer chegar aos outros, de forma legítima, o seu talento criativo.
Minha admiração não só aos autores, mas aos editores, revisores, tradutores, ilustradores, livreiros e leitores, que fazem sobreviver o livro.












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.