sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Pela valorização da profissão de jornalista


Tivemos no plenário da Câmara de Vereadores de Porto Alegre a presença representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, levando para a Tribuna Popular a sua campanha salarial e a situação atual da categoria.
Como jornalista e vereadora, me solidarizei com a necessidade urgente de reajuste salarial da classe, com a revisão dos cálculos pelas entidades patronais, visando a justa  valorização e o incentivo desta profissão essencial para a sociedade.
O jornalista é um tradutor da realidade. É um agente que trabalha comprometido com seu tempo e espaço, com a ética, praticando o exercício da isenção e da imparcialidade, buscando a verdade dos fatos lidando diariamente com uma extrema responsabilidade de colocar esses fatos nos meios de comunicação, de formar opinião, de levar conhecimento à população, prestando um serviço indispensável.
Penso que a responsabilidade de um jornalista para com a informação e a sociedade se compara a de um médico, que tem vidas em suas mãos.
Refleti na tribuna sobre a peculiar paixão de ser um jornalista, o que muitas vezes faz este profissional consomir sua vida nesse ofício sem horário, sem descanso, pois a vontade de exercer a vocação acompanha o jornalista o tempo inteiro e os fatos, estão sempre chamando, pois nunca cessam de acontecer.
Com isso, deixei meu total apoio ao Sindicato, vesti a camiseta literalmente, que foi distribuída a todos que quisessem se solidarizar a causa, reforçando a minha completa admiração pelo trabalho jornalístico, que tem que ser constantemente valorizado, e isso passa por coisas básicas a meu ver, como a obrigatoriedade do diploma para exercer o ofício e o pagamento de um piso salarial que ofereça dignidade e incentivo.
Foi muito bom encontrar pessoas como meu o professor do curso de Comunicação Social da PUC, Carlos Schroeder, presidente da FENAJ, Federação Nacional dos Jornalistas, que saudei no início da minha fala, e ouvir o presidente do SINDJOR/RS, Milton Simas Jr, que trouxe a público as reais dificuldades da classe.

Me pronunciando
Foto: Guga Stefanello/ CMPA
Passando aos colegas jornalista presentes a minha solidariedade à causa
Foto: Leonardo Contursi/ CMPA

Em função do pronunciamento do presidente da Câmara, vereador Thiago Duarte, tive a satisfação de presidir a mesa
Foto: Guga Stefanello/CMPA
Registrando o momento
Foto: Guga Stefanello/CMPA
Com o presidentes do SINDJOR, Milton Simas, da Câmara, Ver. Dr. Thiago e da FENAJ,
Carlos Schroeder
Foto: Leonardo Contursi/CMPA
Vereadores e jornalistas sindicalizados unidosFoto: Leonardo Contursi/CMPA
Colegas jornalistas no plenário: eu e o fotógrafo da casa e professor Eda FAMECOS PUC,
Elson Sempé Pedroso
Foto: Guga Stefanello










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.