sexta-feira, 12 de julho de 2013

Câmara de Porto Alegre cogita pedido de reintegração de posse

Presidente pediu para OAB negociar saída dos jovens e avisou que quer retomar local até a meia-noite


A paciência dos vereadores da Capital com os ocupantes da Câmara de Vereadores começou a se esgotar nesta sexta-feira, depois do terceiro dia de ocupação da Casa. O clima tenso se instalou após a apresentação de uma contraproposta à carta de exigência dos manifestantes. O Bloco de Luta pelo Transporte Público promove uma assembleia para analisar a permanência no local.
A negociação para a saída pacífica dos ocupantes está sendo coordenada pelo presidente da Casa, Thiago Duarte (PDT). “Tem que desocupar hoje. A Câmara está sendo violada, a democracia está sendo violada, e precisamos tomar uma atitude.” Segundo ele, o Legislativo municipal vai tomar “todas as medidas cabíveis” para promover a saída dos manifestantes, inclusive, a utilização de força policial, se necessária.
Representantes da Ordem dos Advogados do Brasil/RS (OAB) foram deslocados ao local para tentar mediar a situação. Os ocupantes apresentaram dois advogados para negociar. As bancadas do PT e do PSol foram contrários à medida de desocupação iminente, mas o voto deles acabou vencido em reunião na sala da presidência. 
Na quinta-feira, os vereadores desses partidos e João Derly (PC do B) permaneceram por algumas horas no pátio da casa legislativa dialogando com manifestantes, que realizaram ato após o deslocamento de algumas entidades sindicais que participaram do Dia Nacional de Luta.
Na resposta dos vereadores aos manifestantes foi apontado que somente três das sete reivindicações podem ser atendidas pela Câmara, já que as demais não são da competência do Legislativo. No documento elaborado pelo Bloco de Luta, no entanto, havia sido salientado que o grupo só sai do prédio com o cumprimento das exigências e que o prazo vence na segunda-feira.

Fonte: Rádio Guaíba

                                                            

Manifestantes teriam agredido fotógrafo e presidente tomará “medidas judiciais cabíveis” 
Crédito: Ederson Nunes / Câmara Municipal de Porto Alegre / CP

 






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.