segunda-feira, 15 de julho de 2013

Apoio da Assembleia Legislativa


O presidente da AL Pedro Westphalen mediando a mesa com os vereadores de POA


Na tarde desta segunda-feira, um grupo de vereadores de Porto Alegre entregou um documento à Assembleia Legislativa pedindo apoio à reintegração de posse da Câmara, ocupada desde a semana passada.
No texto, os vereadores pedem duas medidas ao presidente da Casa, Pedro Westphalen (PP): a intervenção da Assembleia para que se cumpra a ordem judicial e a apuração de possível crime de responsabilidade por parte do governador Tarso Genro (PT).
Ao todo, 29 vereadores de 11 partidos (exceto PT e PSOL) assinaram o documento, que foi apresentado em uma coletiva de imprensa no Plenarinho. Um grupo de integrantes do Bloco de Luta pelo Transporte Público, que ocupa a Câmara, tentou entrar no local para acompanhar a coletiva, mas foi impedido. Houve gritaria. Como não conseguiu autorização para passar, o grupo acabou deixando o local, sem incidentes.
— Não aceitamos e não conversamos com um bando de delinquentes — disse a vereadora Mônica Leal (PP).
Segundo o presidente da Câmara, Thiago Duarte (PDT), ele e os colegas buscaram o diálogo "à exaustão", mas "a situação chegou ao limite". Duarte chamou os manifestantes e os vereadores que não assinaram o documento de "golpistas".
— Os que invadiram a casa não representam o povo, mas grupos totalitários. A intolerância é incompatível com a democracia. Eles disseram ser apartidários, mas é só olhar as fotos feitas no plenário para ver que são partidários sim, do PT, do PSOL e do PSTU — afirmou Duarte.
O presidente da Câmara também disse que, caso a ordem judicial não seja cumprida até as 20h desta segunda-feira, deverá se reunir com a procuradoria da Casa para estudar novas medidas. Ele e os outros vereadores criticaram a atuação do governador Tarso Genro (PT) no caso.
— Nós não representamos essa minoria e ela certamente não representa os nossos eleitores. Estamos falando em milhares de votos. Cabe ao governador cumprir a decisão judicial e fornecer a Brigada Militar para que se devolva a casa do povo aos seus representantes — destacou o vereador Cláudio Janta (PDT).
Presente à coletiva, o presidente da Assembleia, Pedro Westphalen (PP), recebeu o documento e prometeu levar o caso à Mesa Diretora:
— Vamos analisar toda documentação e ver de que maneira podemos colaborar para resolver esse impasse. Não tomamos nenhuma decisão monocrática.

Texto: Jornalista Guga Stefanello



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.