terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ana Amélia Lemos recebe justo e merecido reconhecimento




Por Renan Arais Lopes - jornalista


A senadora Ana Amélia (PP/RS) foi premiada nesta segunda-feira (7) em duas categorias do Troféu Congresso em Foco 2011. A parlamentar foi indicada pelos jornalistas entre os 11 senadores que melhor desempenharam o mandato neste ano e também entre os cinco principais defensores dos municípios no Congresso Nacional.

A votação na segunda etapa contou com a participação dos internautas. Além de agradecer pela confiança e pelos votos, Ana Amélia disse sentir-se honrada em fazer parte de um grupo seleto de parlamentares apontados como os destaques de 2011.

- Para quem está chegando, ter esse reconhecimento significa uma alegria muito grande, mas que aumenta ainda mais a responsabilidade de corresponder não apenas aos que me indicaram, mas, sobretudo, aos meus eleitores – disse a senadora.

Estreante na política, Ana Amélia foi a mais votada pelos jornalistas entre os senadores que incluem na sua pauta as questões econômicas de interesse dos municípios do seu Estado. A categoria, que estreou neste ano, foi concedida em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Além de pronunciamentos sobre o tema, diversas audiências nos ministérios, a senadora tem recebido em média cerca de 100 representantes de municípios por mês, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários.

A representante gaúcha foi a única presença feminina do Senado a receber um dos prêmios do evento promovido pelo site Congresso em Foco.

Atuação

Ana Amélia integra seis Comissões Técnicas no Senado Federal: Agricultura e Reforma Agrária; Assuntos Sociais; Educação, Cultura e Esporte; Assuntos Econômicos; Desenvolvimento Regional e Turismo; e Relações Exteriores. Ainda participou da Comissão Especial da Reforma Política, e é vice-presidente da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais para Dependentes Químicos de Álcool, Crack e Outras Drogas e também da Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira. Recentemente, foi eleita pelos parlamentares como 2ª vice-presidente da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul).

A progressista é autora de projetos que ganharam destaque, como o PL 76/2011, que isenta os aposentados e os pensionistas do INSS com mais de 60 anos de pagar o Imposto de Renda, e o PL 40/2011, que autoriza o acesso dos bancos cooperativos aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para fins de concessão de crédito rural.

Além da defesa dos municípios, a senadora tem se destacado pela sua atuação em temas como a revisão do pacto federativo e contra a corrupção, tendo assinado todas as CPIs para investigar denúncias de irregularidades no governo. Já manifestou seu posicionamento contrário à criação de novo imposto para financiar a saúde e favorável à regulamentação da Emenda 29.

Outras questões importantes para o RS e causas envolvendo os trabalhadores gaúchos, como a crise do setor orizícola, o embargo russo à carne brasileira, a luta pela inclusão do carvão mineral na matriz energética brasileira, a construção da Segunda Ponte do Guaíba, a duplicação de rodovias e investimentos em logística, entre outros, receberam atenção especial da parlamentar gaúcha. Ana Amélia também tem defendido a aprovação de um projeto do novo Código Florestal que garanta segurança jurídica aos milhões de produtores brasileiros e colabore com a sustentabilidade do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.