segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Cultura para Todos

 
Hoje, trinta e um de outubro, celebramos o Dia Estadual da Cultura no Rio Grande do Sul, desde a aprovação por unanimidade, do Projeto de Lei apresentado pelo deputado Manoel Maria, do PTB, em 2002.
A data acolhida refere-se ao dia de nascimento do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade, e fica extensiva a outros escritores, aos poetas, à época da Feira do Livro de Porto Alegre e a todos os grandes e pequenos nomes de talentos que realizam a cultura em nosso Estado.
Penso que o papel dos governos, das instâncias articuladoras e fomentadoras, dos gestores e produtores culturais, da rede gerada a partir do "produto  cultural", é  fazer presente este dia comemorativo no ano inteiro, para que esta definição e lembrança estimule e legitime, ainda mais, a existência e o significado da Cultura e suas infinitas manifestações para todos os gaúchos de forma mais efetiva e natural.
O planejamento e aplicação de políticas culturais, respaldando todo um movimento já existente de artistas, criadores, fazedores e mantenedores da cultura, são fundamentais para colocar a cultura como bem prioritário para os governos e para a população. Aonde houver reconhecimento dos resultados benéficos proporcionados pelo contato com a cultura, há de haver transformações.Daí a importãncia dos governos trabalharem para a constante divulgação e facilitação do acesso á cultura, tendo sempre presente a preocupaçãocom a inclusão, com projetos e programações abrangentes e constantes que envolvam e cheguem a cada vez mais cidadãos.Todos que disso usufruirem serão agentes e beneficiados de uma engrenagem que caminhará para formar uma sociedade com mais educação, conhecimento, informação, auto-estima, identidade e qualidade de vida. Pois acredito que, quanto mais próximos nossas crianças e jovens estiverem de oportunidades que os afastem de situações negativas, mais longe, consequentemente, estarão do contato com a violência. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.