domingo, 23 de outubro de 2011

Suas opiniões - você escreve e eu publico


Com a palavra, Claudio Poeta

Mônica, a alta de imóveis no mercado imobiliário brasileiro não tem nenhum paralelo com o que aconteceu no mercado americano. Ali existia a recompra dos "papagaios", gerando uma alta irreal dos preços, na mais explícita especulação - algo semelhante a o que aconteceu no Japão, mas sem a queda de dominós americana.

Aqui no Brasil o paralelo que podemos fazer é com o mercado de ovos de Páscoa. Ou seja, o que temos é a velha e boa inflação de demanda. Efeito colateral da emergência não só da Nova Classe C, mas da melhoria do poder aquisitivo de todas as classes.

Ou seja, por aqui, a economia brasileira entrou nos eixos, e todas as classes passaram a querer ter um apartamento novo.

Muita gente querendo comprar, pouca possibilidade de entregar. Falta mão de obra especializada - em São Paulo algumas empresas chegaram a recutar mendigos para trabalhar na construção civil - falta de equipamentos - não está fácil achar gruas para construir as torres - e muito cliente comprador.

Como nos ovos de Páscoa, isso pressiona os preços para cima, numa situação de gargalo estrutural que não irá se resolver antes de se passarem vários anos.

Ou seja, vale a previsão: em 5 anos o preço do metro quadrado em todo o Brasil irá DOBRAR.

Abração
Claudio Poeta




Prezado Claudio

O sentido do texto que publiquei, traçando um paralelo com o que ocorreu nos EUA, é o elevado valor dos imóveis atualmente praticados no Brasil. Lembro-me que a cerca de três anos um apartamento novo de dois dormitórios, com  aproximadamente 70 mts em bairro nobre de POA, era vendido pelo menos a um terço dos valores atualmente praticados. Em que pese o aumento do poder aquisitivo da sociedade, um apartamento de meio milhão de reais, financiado,  gerará uma inadimplência nunca assistida no País. Uma vez que existe fila de espera para a locação de apartamentos residenciais em POA, as construtoras aumentaram demasiadamente os valores dos novos empreendimentos. O que está ocorrendo agora é um pequeno recuo nos negócios, face a não adequação dos compradores aos valores irreais destes bens, ou  seja, a demanda compradora está diminuindo, dado este colhido com uma dezena de corretores. Nos EUA as causas foram diferentes, lastreadas em várias hipotecas sobre o mesmo bem. Só que o valor do bem passou a valer 1/4 da hipoteca,passando a existir mais de uma  hipoteca incidente sobre o imóvel. O que ocorre aqui, de forma totalmente diferente, mas que trará o mesmo efeito, é que o imóvel financiado por um alto valor gerará um grande inadimplemento por parte dos  compradores.É no mínimo preocupante.
Obrigado por ler meu Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.