segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Revendo e revivendo o Palácio Piratini

Estive no Palácio Piratini para prestigiar a homenagem que a governadora Yeda Crusius prestou à escritora Lya Luft e ao psicanalista e escritor, João Mariante. Ambos receberam a Medalha Simões Lopes Neto, numa cerimônia prestigiada por secretários de Estado, familiares e convidados. Na mesma oportunidade, o embaixador Cláudio Lyra, chefe do Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores no Rio Grande do Sul, recebeu a Medalha Negrinho do Pastoreio. A cerimônia foi linda e, para mim, teve um significado especial, pois essa foi a primeira vez que retornei ao palácio após minha saída do governo, que aconteceu no dia 31 de março. Fiquei impressionada com o término da restauração do piso do Piratini. Ficou perfeito, adorei o resultado, e vê-se que valeu a pena a trabalheira e o transtorno que deu esse projeto do restauro, pois está devolvendo ao povo gaúcho um dos seus maiores patrimônios culturais. A equipe do IPHAE, que é comandada pela competente Maria Beatriz Kother, está de parabéns pelo trabalho que fizeram. 

Fiquei muito feliz de encontrar os funcionários do Palácio. Sou amiga de todos e quando nos encontramos em eventos, chega a ser até engraçado, pois a vontade é dar um abraço afetuoso, saber da vida de cada um e contar das minhas novidades. Constatei isso com mais clareza nesse em dia que fui ao evento do governo sem ser governo. Seguranças, assessores e garçons estavam a serviço, muito compenetrados com suas tarefas e com uma conduta formal, como exige a liturgia dos seus cargos. Na entrada, fui saudada pelos homens e mulheres que faziam a segurança, e com largos sorrisos e em coro saudaram: "Nossa secretária"! Chegando no local da homenagem, fui servida por todos os garçons, o que já é algo inusitado, pois normalmente eles se dividem e cada um fica com um grupo de convidados para servir. Fiquei surpresa que sabiam da minha bebida preferida: água sem gás e sem gelo.Teve um garçom que, ao me entregar o copo, falou: "Quem usa muito a voz, tem que cuidar dela com água”.Tive que rir do comentário, pois o fiz uma vez numa reunião almoço do secretariado quando me perguntaram o que iria tomar, e ele lembrou. Um dos fotógrafos da imprensa do Palácio que tirava fotos, na primeira oportunidade que surgiu disse: “Hoje mesmo enviarei as fotos para o seu e-mail”. Ele sabe que carrego comigo a mania de jornalista de que as informações tem que ser registradas na hora, senão envelhecem e deixam de ser interessantes. O Chefe do Cerimonial, Aristides Germani, que é a pessoa mais chique que conheço, ao me receber, indicou o lugar onde deveria sentar e falou baixinho: "Naquela cadeira para que a sua presença ilumine o evento”. Todos encontraram uma maneira de mostrar o seu bem querer por mim e eu fiquei muito, muito emocionada. Depois, acompanhada pela Governadora Yeda e pela Secretária  Ana Pellini, fui até o terraço apreciar a vista da cidade de Porto Alegre, que é lindíssima. Aliás, esse é um cenário de filme. porque ao lado está a Catedral Metropolitana, que, naquele momento em que a tarde começava a cair, tocava os sinos. 

Conversávamos sobre os planos para o final de ano, quando o fotógrafo clicou a cena que descrevi acima. Com a chegada de outros convidados que a governadora e a homenageada precisavam receber, olhei o relógio e vi que tinha tempo de sobra para realizar um desejo antigo: sozinha, fazer um passeio pelo local que freqüentei quase que diariamente durante três anos e três meses, porém a trabalho com hora marcada para chegar e sair. Ali estive em importantes reuniões, solenidades e grandes decisões. Relembrei fatos e passagens marcantes da minha vida política que ficarão guardados para sempre na minha memória. 

Olha, preciso dizer para vocês que o melhor de tudo na minha trajetória, além dos bons resultados de lutar pelas causas que engrandeçam o nosso Rio Grande, são as pessoas e as amizades firmadas nesse caminho. O contato e o retorno carinhoso das pessoas, como foi lá no Palácio, é que faz tudo valer a pena. É o que motiva e dá essência a minha existência.

Crédito da foto: Silvio Alves 
Com a Governadora Yeda Crusius e a Secretária Geral de Estado, Ana Pelinni, num  cenário deslumbrante:  A Catedral Metropolitana de Porto Alegre
Com Ana Pellini, Governadora Yeda, Lya e seus netos no terraço do Palácio Piratini
Pronunciamento da Governadora Yeda  aos homenageados
Embaixador Cláudio Lyra, Governadora Yeda Crusius, escritora Lya Luft e o psicanalista e escritor, João Mariante
Os Convidados dos homenageados foram recebidos no gabinete da governadora onde aconteceu o evento
O piso do Palácio Piratini que foi restaurado pela competente equipe do IPHAE  
Do terraço do Palácio Piratini a vista de Porto Alegre
Com o psicanalista e escritor, João Mariante
Yeda falou para o neto da Lya que estava tranquilamente sentado na sua cadeira, que ele seria um futuro governador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.