terça-feira, 16 de novembro de 2010

A força da empatia

A cada vez que posto no meu blog um texto mais pessoal, a Maucha, minha prima, que é carioca, se manifesta com mensagens lindas que mexem com o meu coração. Lendo há pouco uma delas, percebi que nunca falei dessa parte da família para vocês que me acompanham, então, vou tentar, em poucas palavras contar a importância deles que, embora distantes, estão sempre próximos à minha vida. Meu pai nasceu no Rio de Janeiro e muito jovem aportou em solo gaúcho para seguir a carreira militar. O General Zenóbio da Costa, importante cidadão naquela época, foi quem o encaminhou para o Exército Brasileiro. Ele perdeu o pai com três anos e a mãe trabalhava o dia todo na Caixa Econômica Federal de Niterói, então, foi criado muito próximo aos primos: Arlete, Paulo, Hermínio, Frederico, João e Iraci. Essa ligação forte entre eles foi passada para os seus filhos e assim, eu e minhas primas, especialmente a Neise, Maucha, Ivana e Marisa Helena, somos muito amigas. Durante a minha adolescência eu passava as férias de julho no Rio de Janeiro e de lá saíamos para passar uns dias na casa da tia Arlete e tio Ivan em Petrópolis. Eu passava o ano esperando que julho chegasse. Eram as melhores férias da minha vida! Depois, casada e mãe de três filhos, mantive o mesmo esquema, o inverno era sempre no Rio. Meu pai tinha um bom apartamento em Copacabana e eu tomava conta dele o mês todo.Esse era um tempo que eu dedicava para a minha família carioca que adoro. Minhas primas e eu temos um vínculo afetivo tão forte que nem mesmo a distância atrapalha. Pode passar meses sem a gente se ver que quando nos encontramos é como se a despedida tivesse sido no dia anterior. A conversa flui solta e intensa.Todas as datas importantes das nossas vidas, estivemos perto uma das outras. A última comemoração foi o casamento da Leandra, filha da minha prima Ivana, que mora em Nova Iorque. Foi um encontro muito lindo esse, pois a Leandra, que casou com um americano e podia muito bem ter feito a cerimônia só em Nova Iorque, fez questão de casar no Rio de Janeiro para que os parentes brasileiros compartilhassem desse momento. Ah! Tem também esse detalhe interessante: das cinco primas, três estão morando longe, eu aqui no sul, Ivana nos Estados Unidos e Maucha no interior do Rio de Janeiro, ficando a Neise e a Marisa Helena no Rio, que é o ponto de encontro sempre, a cidade maravilhosa! No mês de outubro, a família Zenóbio da Costa reuniu-se para um almoço e eu não consegui ir por causa da minha campanha. Eles entenderam, porque acompanham a minha vida política passo a passo e torcem demais. Prometi para a Maucha que, assim que der, vou passar uma semana inteirinha no Rio de Janeiro. 

E, voltando às mensagens da Maucha que mexem com meu coração, olhem só os comentários que ela enviou sobre os textos “ Uma Paixão Chamada Marcela” e “ É Por Coisas Assim Que Vale A Pena”.  


Rio de Janeiro: Maucha Land deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Uma Paixão Chamada Marcela": 

Prima querida, essas fotos me emocionam muito! A Marcela é realmente um doce, a Martina está linda, e a união dessa amada família é um exemplo a ser seguido! Tio Pedro e tia Carmem, que saudade......., souberam conservar com muita sabedoria e dignidade aquele conceito de união que os nossos ancestrais plantaram, mantendo esses almoços de sábados onde chegam e se aconchegam filhos, netos e agora os bisnetos. Parabéns!!! Amo vocês!
Mil beijocas e saudades de todos,
Maucha

************

Maucha Land deixou um novo comentário sobre a sua postagem "É por coisas assim que vale a pena!": 

Querida prima, as derrotas nunca são derrotas, assim como você bem diz, elas são o melhor instrumentos que temos para aprender, portanto sinta-se fortalecida, pois o grande aprendizado desse seu momento é a boa semente que frutificará no futuro! Sei que vai continuar seu caminho trabalhando e lutando cada vez mais pelo bem-estar do povo gaúcho! Estaremos todos daqui da sua família do Rio de Janeiro sempre te apoiando e te admirando! Que Deus te abençoe!! Te amamos muito!!! Mil bjksssss, Maucha 

************
Prometo em breve estar com vocês

Querida prima, eu compreendo perfeitamente, mas morro de pena de você não estar aqui com a gente nesse momento, a Ivana chegou hoje e está animadíssima para amanhã. Vou registrar tudo e te envio fotos depois.
Então, promete mesmo que vem pra cá assim que puder, e vai passar uns dias conosco no sítio!
Fico contente de ver as fotos e saber noticias de vocês através do seu blog. 
Vou sempre te admirar e torcer você!

Amo vocês,
Bjkssss,
Maucha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.