domingo, 7 de novembro de 2010

Nasce mais uma escritora

Chega novembro e a literatura invade Porto Alegre trazendo maravilhosas opções de livros e uma rica programação de eventos. Adoro livros e livrarias. Meu programa preferido aos sábados é um passeio pelas prateleiras da Livraria Cultura. Depois de garimpar os livros que me interessaram, sento-me a mesa para um café, completamente extasiada com minhas aquisições. Por vezes, demoro a ler os livros que adquiro ao longo do ano e isso por absoluta falta de tempo, mas saber que estão reservados e na primeira oportunidade serão lidos, é motivo de satisfação. Quando viajo, sempre carrego comigo um bom livro.

Torres é o paraíso certo para a leitura. E nos novembros de Feira do Livro na Praça da Alfândega é para lá que vou e faço uma verdadeira peregrinação entre as bancas, sempre encontrando relíquias. São muitos convites que recebo para sessões de autógrafos e dentro do possível, procuro ir a quase todos. Penso que o livro é o maior e melhor instrumento cultural capaz de nos levar para o imaginário, onde só o pensamento reina absoluto. 

Foi com  esse sentimento, somado a vontade de prestigiar um amigo muito querido, Elmar Hadler, que estive na tarde de lançamento do livro da sua filha, a jovem psicóloga Oriana Holsbach Hadler. O evento aconteceu na charmosa livraria “Palavraria”, na Avenida Vasco da Gama, e havia um expressivo número de pessoas de todos os segmentos da sociedade. O livro chama-se "Nas Trilhas de João e Maria: a produção do sujeito jovem",  editado pela EditoraTextos, de Pelotas, e contribui para o pensamento sobre as políticas públicas juvenis.

Fiquei muito contente por encontrar o Elmar e mais uma vez ter o privilégio de desfrutar da sua companhia educadíssima. Ao entrar no local logo fui recepcionada com entusiasmo pela família e tiramos fotos, conversamos e rimos muito. Recebi da Oriana uma dedicatória no livro que me comoveu e quero compartilhar com vocês: "Caríssima Mônica Leal, maravilhosa energia, obrigada pelo carisma e presença.”

Como boa observadora de atitudes e palavras, também como freqüentadora assídua de sessões de autógrafos, sei bem da dificuldade dos escritores para dar conta da quantidade enorme de dedicatórias que são obrigados a fazer - inclusive, uma vez cheguei a pensar em sugerir que cada autor, com antecedência, criasse um carimbo com dizeres e no dia só assinasse para evitar que ficasse com a mente e a mão cansadas. 

A jovem escritora não só enfrentou uma longa fila de autógrafos, como, para cada uma das pessoas que estavam ali com seu livro, ela fez uma dedicatória especial.  Elmar, parabéns pelo ser humano especial que é a escritora e psicóloga Oriana Holsbach Hadler. 
Recebendo o autógrafo da autora do livro, Oriana Holsbach Hadler e o orgulhoso pai, Elmar Hadler
Com Elmar  Hadler e Anton Karl Biedermann





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.