quarta-feira, 30 de março de 2022

Sessão dedicada aos 250 anos de Porto Alegre

Com um Plenário Otávio Rocha lotado, a Câmara Municipal realizou a Sessão Plenária Especial em Homenagem aos 250 anos de Porto Alegre. Presença do prefeito Sebastião Melo e muitos representantes do governo municipal, do governo estadual e institucionais. Os vereadores se manifestaram cumprimentando e comemorando o aniversário da nossa cidade. Em minha fala, relembrei a vinda do meu pai, Pedro Américo Leal, para Porto Alegre. 
De repente, numa manhã de inverno do ano de 1944, o militar carioca desembarcou de um avião da FAB e foi direto para o centro da capital, mais precisamente para a Rua da Praia, bem em frente a joalheria Ibañez. Ali parado, ficou apreciando a rua, que na época era o comércio mais importante da cidade, com movimento intenso das casas de negócios e lojas abarrotadas de mercadorias, um entra e sai de fregueses, passantes que paravam para a boa conversa e famílias inteiras que faziam de uma ida à Rua da Praia o seu programa de lazer. Pois foi nesse cenário de glamour que meu pai flagrou com o olhar uma linda jovem, Carmen Ibañez, a filha mais moça do joalheiro João Ibañez. Seus olhares se encontraram e o registro daquele instante selou com sentimento uma escolha que havia sido feita por razão do crescimento da carreira militar em que ele estava focado. Pedro Américo Leal aquerenciou-se no Rio Grande do Sul escolhendo Porto Alegre como cidade para viver e decidiu assim o futuro dos seus filhos. 
No aniversário de Porto Alegre, eu quero dizer que sou feliz e grata pela escolha acertada do meu pai, que construiu fortes raízes com essa terra que passou a ser sua e que ele nos ensinou a amar e cuidar. O prefeito Melo ouviu e recebeu a minha fala de braços abertos e disse "então agradecemos a troca de olhares do Coronel e da dona Carmen para hoje termos a Mônica aqui."














Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.