terça-feira, 15 de março de 2022

No Dia Mundial do Consumidor


Para marcar o Dia Mundial do Consumidor foi realizada uma reunião-almoço com uma palestra do prefeito Sebastião Melo focando nessa importante pauta. A convite do Instituto do Consumidor Geração X, do ConsumidorRS e do Procon Porto Alegre prestigiei o evento no Chalé da Praça XV.

E no Dia Mundial do Consumidor, que completa 60 anos, precisamos falar de direitos.  O cliente não é o maior patrimônio de uma empresa? O cliente não tem sempre razão? Muitas vezes parece que não. É muito importante a manutenção de uma relação saudável e justa entre os deveres de estabelecimentos comerciais, empresas, produtos, serviços e o direito dos consumidores.

Na última semana, o temporal que atingiu Porto Alegre e Região Metropolitana deixou muitos clientes sem luz e alguns por cerca de cinco dias, o que significa perder tudo que está numa geladeira, e nos casos comerciais, perder estoques. Isso não pode acontecer. Daí, podemos citar ligações inoportunas em horários inoportunos que invadem a esfera privada dos cidadãos quando somos vítimas do tele-marketing abusivo. E o que dizer dos aposentados e idosos que sofrem com propostas de empréstimos consignados traiçoeiros e que depois precisam de ajuda para desfazê-los. Por sorte contamos com órgãos competentes como o Procon, no amparo aos direitos dos consumidores, que são a parte final da cadeia produtiva e peça fundamental na engrenagem que gira a sociedade.

É preciso dar voz às necessidades da população consumidora e o Dia do Consumidor é uma oportunidade de lembrar disso.










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