segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Dia da Guarda Municipal de Porto Alegre

Este 03 de novembro marca o dia de criação da Guarda Municipal de Porto Alegre.
O ano era 1892 e foi instalada através do Ato nº 6, do intendente do município, Alfredo Augusto de Azevedo.
A Guarda Municipal faz parte da nossa segurança pública e é uma referência para a população.
Realiza o patrulhamento dos parques, a defesa dos bens públicos, agindo na chamada segurança preventiva.
Eu, como vereadora, em 2005 e vice-líder do governo municipal, muito me empenhei pelo projeto de armar a guarda municipal, que foi efetivado pela Prefeitura.
Naquela época iniciou-se o processo de modernização da corporação, com aquisição de equipamentos, viaturas e qualificação do efetivo.
É tarefa da Guarda receber as denúncias da atuação de pichadores através do Disque-Pichação 153 e realizar os flagrantes.
Em 2006 sugeri ao executivo municipal que instalasse este serviço, que foi implantado e age de forma eficiente contra o avanço da pichação pela ruas da nossa capital.
Temos a Patrulha Operacional Noturna motorizada que contribui com a segurança numa faixa de horário em que muitos crimes acontecem na capital.
A Guarda tem intensificado as rondas junto aos monumentos históricos de Porto Alegre que tem de ser cuidados e preservados porque contam a história do nosso município.
Realiza o Programa Ambiente Seguro difundindo a Política Municipal de Segurança numa atuação em parceria com organizações comunitárias para prevenir e enfrentar a violência.
Também destaco o Núcleo de Ações Preventivas que foi criado em 2007 com o objetivo de atuar junto à rede municipal de ensino, divulgando de forma educativa a importância da atitude como forma de prevenção à violência no ambiente escolar.
Os guarda-municipais estão presentes 24 horas no trabalho de video monitoramento que parte da Central de Operações da Guarda Municipal e do Centro Integrado de Comando, o CEIC, que completa seus dois anos de atividade. 
Lembro a importante presença e atuação da guarda em episódios violentos que vivenciamos como os ataques ao Paço Municipal, a invasão da Câmara Municipal e ao Ginásio Tesourinha.
A Guarda Municipal é um patrimônio de Porto Alegre, composta por homens e mulheres corajosos e dedicados que merecem nosso reconhecimento, respeito e incentivo. 









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.