terça-feira, 19 de agosto de 2014

Tentativa de mordaça



Registro o meu apoio e admiração à Band RS pela postura tomada após ser contestada por parte da assessoria do governo Tarso Genro sobre a divulgação de pesquisa que demonstrou a preferência do eleitorado pela candidata do PP, Ana Amélia Lemos, ficando o atual governador, do PT, que concorre à reeleição, em segundo lugar.
Foi colocado em jogo o trabalho tanto da Band quanto do Instituto Methodus, responsável pela pesquisa.
Uma resposta foi lida no ar pelo apresentador Sérgio Stock, dentro do Band Cidade de segunda-feira, representando o posicionamento da emissora, íntegra e independente frente ao ocorrido.
É dever da imprensa apurar e levar à público a verdade dos fatos, exercitando a  ética, a isenção e imparcialidade jornalística.
O juramento do jornalismo diz: Juro exercer a função de jornalista  assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuarei dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscarei o aprimoramento das relações humanas e sociais, através da crítica e análise da sociedade,  visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros. Assim eu Juro. 
Ora, esse episódio reflete uma clara tentativa de coerção, que atinge diretamente o povo gaúcho, pois quem tenta calar uma rede de comunicação cala também a população em seu direito de opinião e conhecimento da verdade.
Frente a isso, ainda perplexa, fico me perguntando: como um partido que se alardeia democrático e contra qualquer tipo de ditadura tenta aplicar essa mordaça na imprensa?

Assista o vídeo:


                          









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.