segunda-feira, 17 de março de 2014

Para conhecimento de todos


Hoje, subi na tribuna do Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre como porta voz dos progressistas frente as declarações do Senador Pedro Simon feitas na pré-convenção do PMDB.
Este tipo de atitude do senador me causa surpresa e estranheza, pois sempre tive presente e como exemplo, a forma respeitosa de fazer política do meu pai, Pedro Américo Leal, em um tempo passado de debates e embates construtivos, feitos por causas, pelo bem do Rio Grande do Sul, muito acima de diferentes ideologias e divergências partidárias.
Abaixo, a Nota do Partido Progressista do RS, assinada pelo presidente estadual, Celso Bernardi, que li no plenário:

Na tribuna / Foto: Guga Stefanello


  • Diretório Estadual /
  •  
  • 16/03/2014 18h10 

  • NOTA DO PARTIDO PROGRESSISTA - RS


    O Partido Progressista do Rio Grande do Sul (PP/RS) ao tomar conhecimento das declarações do senador Pedro Simon, feitas na pré-convenção do PMDB, agredindo de maneira gratuita e injusta a senadora Ana Amélia Lemos, vem a público manifestar sua tristeza e decepção com essa atitude que apequena a política gaúcha.

     É estranho e lamentável que o senador Simon tendo tantas outras preocupações com o seu mandato, resolva atacar a sua atual colega, Ana Amélia, que por quase 40 anos como jornalista sempre foi respeitada por seu caráter, credibilidade, imparcialidade e defesa da liberdade e dos interesses maiores do Rio Grande. Prova disso é que quando optou pela política, filiando-se ao PP e concorrendo ao Senado em 2010, fez mais de 3,4 milhões de votos.

    O senador, até para justificar suas três décadas de mandato, tem o direito de falar do passado, desde que não seja oportunista e ingrato, desconhecendo a verdade e os fatos, como por exemplo, que em 1998 ele foi o candidato oficial apoiado pelo PP e, portanto, eleito senador também com os votos dos progressistas. Esquece, também, que o Partido Progressista apoiou, no segundo turno, os candidatos a governador do seu PMDB, ajudando a elegê-los em duas eleições (1994/2002). Ao que se sabe o senador Simon, tão crítico hoje, não fez nenhuma objeção ao apoio e nem recusou os votos que recebeu dos progressistas.

    Não reconhecer isso, além de injusto, mostra sua incoerência, pois passa a idéia de que o PP gaúcho só é bom quando lhe serve e lhe dá votos. Aliás, a mesma opinião oportunista ele faz em relação à imprensa, julgando-a boa só quando fala bem dele.

    Isto é decepcionante e melancólico. Por tudo isso e num imperativo de justiça, era de esperar que o senador Simon, ao invés de agredir o PP e seus líderes, deveria falar em respeito e responsabilidade com compromissos assumidos, pois PP e PMDB estão coligados no Rio Grande do Sul em mais de cem municípios.


    Assim, independente desse episódio, reafirmamos nosso compromisso de diálogo com o PMDB e de um protagonismo respeitoso nas eleições de 2014.

    Nada nos afastará de uma campanha em alto nível e propositiva, em que os interesses do Rio Grande e dos gaúchos estarão sempre em primeiro lugar, pois para os progressistas o exercício do mandato não se faz só reescrevendo o passado, mas sim mostrando também o que se está fazendo no presente e o que se propõe a fazer no futuro.

     É isto que a sociedade gaúcha espera dos seus senadores. Trabalho, transparência e zelo com o dinheiro público. É isto que a senadora Ana Amélia está fazendo e que lhe rendeu em três anos de mandato o reconhecimento dos eleitores e várias indicações entre os melhores do Senado.

    Porto Alegre, 16 de março de 2014.

                                                                                      Celso Bernardi

                                                              Presidente Estadual do Partido Progressista















    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.