segunda-feira, 24 de março de 2014

Pelo melhor para Porto Alegre


Hoje, a partir das 19h, a Câmara Municipal de Vereadores sedia a importante audiência que vai debater o projeto de lei do Executivo que propõe a instituição do Corredor Parque do Gasômetro em Porto Alegre.
O espaço citado é uma área compreendida entre o Museu do Trabalho e seu entorno, a Praça Brigadeiro Sampaio, a Praça Júlio Mesquita, que se situa nos limites da Avenida Presidente João Goulart, Avenida Loureiro da Silva, Rua Vasco Alves, Rua Washington Luiz e Rua General Salustiano, junto à Usina do Gasômetro.
A matéria já esteve na pauta de votação do Legislativo no final de 2013, mas teve a apreciação adiada devido aos movimentos que reivindicam que, além da delimitação da área do parque, o projeto de lei estipule o rebaixamento da avenida João Goulart, unindo as duas praças citadas. Também contribuiu para o adiamento, a polêmica que envolveu o corte das árvores para ampliação da Av. João Goulart.
O conhecido "Parque do Gasômetro" foi incluído no Plano Diretor da Capital e agora debate-se a configuração final do projeto, motivo de grande luta e de dedicação do chamado movimento Viva Gasômetro, que atua pela preservação e melhora dessa parte do centro da cidade, dos vereadores, da prefeitura e de seus órgãos envolvidos.
Após esta audiência pública, teremos a votação em plenário que definirá se a configuração agora oferecida pelo Executivo Municipal será a definitiva.
Penso comigo que já vivemos várias revoluções urbanas na cidade em função do crescimento da população e de necessidades que a mobilidade urbana apontou, mas junto a isso também já tanto preservou e plantou, com a criação de novas áreas verdes, novos parques e praças que muito nos orgulham e contribuem para sermos uma das cidades mais arborizadas do país e que tem uma população orgulhosa da qualidade de vida que isso confere.
Que as deliberações da audiência e a votação que teremos logo em seguida transcorram sempre para o bem da nossa Porto Alegre.

Vista áerea pegando a Usina do Gasômetro e a parte sul do centro de Porto Alegre,
local do "Parque Gasômetro"

Foto: Leonel Albuquerque







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.