terça-feira, 5 de junho de 2012

Ana Amélia alerta para crise da suinocultura e cobra medidas para garantir competitividade do setor agropecuário




A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu nesta segunda-feira (4) a adoção de medidas para garantir a competitividade dos produtores brasileiros. Segundo a senadora, o governo reduz impostos para o setor automotivo, mas se esquece do setor rural, responsável por mais de 30 milhões de empregos. Como exemplo dos problemas enfrentados no campo, Ana Amélia citou o caso dos produtores de suínos, especialmente no Sul do país.



- O exemplo dos produtores de suínos, que em menos de dois meses podem ver várias propriedades fechadas, precisa servir de alerta para que o governo abra canais de diálogo e encontre soluções duradouras para o custo Brasil.



A senadora afirmou ter recebido relatos de empresários do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde produtores independentes estão prontos para decretar falência em razão dos graves problemas financeiros. A queda nas exportações, principalmente para a Rússia e a Argentina, é apontada como causa da crise no setor.



Para Ana Amélia, o setor agropecuário perde competitividade pelos mesmos motivos que indústria de manufaturados, e, por isso, merece o mesmo tratamento por parte do governo. Além da queda peso da folha salarial e da redução no custo da energia elétrica, a senadora aponta como necessidade o investimento em infraestrutura de transportes.



- Volto a afirmar que medidas pontuais como redução de impostos não vão resolver os problemas de competitividade. Viver de apagar incêndios não vai evitar um desastre maior: a extinção de empresas, principalmente as de economia familiar, um setor que garante a sustentabilidade no campo.



A senadora informou que na próxima semana estará reunida com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, para relatar a situação enfrentada pelos criadores de suínos e buscar medidas para enfrentar a crise no setor. Representantes dos produtores também irão participar da audiência.




Fonte:Renan Arais Lopes
Jornalista
DRT 13.591

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.