quarta-feira, 11 de abril de 2012

Visto americano: uma questão diplomática ou financeira?



Leio nos jornais que o Brasil não preenche os requisitos para ter visto livre para entrada de brasileiros nos Estados Unidos. Penso que essa declaração é um verdadeiro absurdo, para não dizer um desrespeito, à medida em que subestima a inteligência dos brasileiros, pois é regra do governo americano liberar os países dessa exigência para sua entrada quando os mesmos atingem a cota de 97% de aprovação de vistos expedidos.
O Brasil já atingiu a marca de 95% de aprovação. Então, sinto dizer que não engoli essa desculpa esfarrapada e, na minha opinião, a continuidade dessa exigência do visto, dentre outras, não deve ser por questão de segurança, porque o brasileiro é um povo pacífico e não possuímos sequer fronteira com os EUA. Atualmente, para entrar nos Estados Unidos, o brasileiro precisa ir a um consulado para obter o visto, processo que pode levar até dois meses. Para cidadãos japoneses, australianos, da União Europeia e de alguns países, não é necessário ter visto para entrar lá; basta apresentar passaporte.
Creio que essa medida só pode ter uma explicação: o grande faturamento na cobrança de taxas para obtenção de vistos. O valor pago por pessoa a título de taxas é de aproximadamente R$ 300,00. Assim, podemos calcular o alto faturamento que resulta do pagamento de milhares de pessoas do Brasil e de outros diversos países que ainda não conquistaram a boa relação com os EUA nesse quesito. Bah, a taxa do visto americano é mais cara do que o ingresso da Disney! 
Vocês acham que o governo americano vai abrir mão dessa mina de ouro?
Ora, claro que não! 
É bom lembrar que os brasileiros não precisam de visto para entrar na Europa.  


Em tempo: ainda no mesmo assunto e retificando a postagem de ontem, conforme a cônsul Katherine Caro, adida-adjunta de imprensa do consulado americano em São Paulo, o consulado a ser instalado na capital dos gaúchos e que agilizará o processo dos vistos só se concretizará em 2014 e não no primeiro trimestre de 2013, como a imprensa anunciou e eu incluí no meu texto. Ou seja, ainda vamos esperar, isso porque a procura pelo espaço ideal em tamanho e que atenda as normas de segurança necessárias para um consulado, o treinamento de 30 funcionários somente para o setor de emissão de vistos e a instalação de setores para relações exteriores e comerciais com os EUA, exigirão mais tempo. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.