quarta-feira, 4 de abril de 2012

Alerta


 
Renato Rosa, famoso marchand gaúcho e meu amigo querido, que mora no Rio de Janeiro por conta do maravilhoso trabalho que faz na Bolsa de Arte do bairro Ipanema, enviou-me um e-mail de utilidade pública, contando do princípio de incêndio que ocorreu no prédio de um amigo, o advogado João Carlos Lopes dos Santos, em um apartamento do 13º andar. Felizmente, foi percebido a tempo pelos vizinhos, porém, mesmo sendo no início, foram necessários nove extintores para debelar o fogo.
A causa? O proprietário do apartamento deixou ligado seu notebook e saiu.
Fica o alerta. O morador cometeu um erro que muitos de nós fazemos: deixou o notebook ligado, juntamente com vários outros equipamentos, sobre uma toalha de mesa revestida de plástico e com outros materiais inflamáveis próximos, ou seja, armou uma bomba relógio e saiu.
Os bombeiros, que só chegaram depois de tudo apagado, disseram que está sendo comum incêndios iniciados a partir de notebooks largados ligados sobre madeiras, toalhas plásticas, tecidos ou papel. 
Se o fogo tivesse se alastrado, não teriam muito o que fazer, devido a altura do andar do apartamento.
Causas prováveis indicadas pelos bombeiros, após examinar o local e dicas para evitar acidentes:


1 - O carregador pode ter esquentado. O calor foi transferido à toalha de mesa e começou o fogo.
2 - O notebook tem um ventilador (cooller), que resfria, mas pode travar, pricipalmente se ficar em cima de uma toalha de mesa grossa que vai impedir a circulação do ar por baixo, o que irá causar o super aquecimento de todo equipamento e novamente o calor poderá ser transferido à toalha de mesa, podendo iniciar um incêndio.
Cuidado com carregadores em geral (de notebooks, celulares, etc...), que, por natureza, dissipam calor quando estão em uso.
Evite deixá-los ligados durante sua ausência da casa ou trabalho e, caso seja imprescindível, deixem sobre superfícies não inflamáveis - bancadas de pedra, mesas de vidro ou até sobre o piso cerâmico, sem nada que possa propagar fogo por perto, nunca sobre piso de madeira, tapetes e toalhas de mesa.
Nunca deixar carregando em cima da cama, como tem gente que gosta de fazer. Nem pensar.Vejam as fotos:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.