sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

O jornalista e amigo Diego Casagrande

Estava no posto de gasolina da rótula da Praça da Encol quando meu celular tocou e ao atender, escutei de sopetão: "Tu não podes sair da política!" Era Diego Casagrande, o grande jornalista de rádio, televisão, jornal e internet. Comecei a rir do jeito imperativo dele, que conheço há uns 20 anos. Aí perguntei: "Mas então tu não quer que eu vá para a comunicação?" Ele, muito ligeiro respondeu: "Não, não é isso! Quero que venhas para a comunicação sem sair da política. Podes fazer as duas coisas.Tens competência para isso. Mônica, não abandona a política.Tu és séria e dedicada e é disso que precisamos."
Ele me contou que tinha assistido um filme com o Al Paccino, sobre a história de um médico abnegado que trabalhava só pensando no bem estar dos pacientes, que se incomodou e se desiludiu com o sistema, etc...Bem, o Diego quer que eu veja esse filme porque acredita que tem muito a ver com meu jeito convicto e independente, então, prometi garimpá-lo na locadora. Depois de uma longa e boa conversa, combinamos de almoçar em breve. 
Eu quero dizer para vocês que esse papa da comunicação é um grande e querido amigo. Nos conhecemos na FAMECOS quando cursei jornalismo. Eu fui para a política e ele seguiu na comunicação e sempre despontou em todos os locais por onde esteve.Trabalhou na Zero Hora, RBS TV, TVCOM e Rádio Gaúcha, todas do grupo RBS, também na rede Pampa de Comunicação. Como repórter, recebeu diversos prêmios e menções honrosas, como os concedidos pela Associação Rio-Grandense de Imprensa (ARI), Direitos Humanos e Brigada Militar. Também recebeu quatro vezes o Prêmio Press, promovido pela editora Press & Advertising, por seu trabalho no jornalismo. Em 1997 passou um ano em Nova Iorque aprimorando seus estudos em jornalismo. No mesmo período lançou o livro Porto Alegre - 48 horas sob terror. Em abril de 2000, desligou-se do grupo RBS. Em 2006 lançou o livro Vanguarda do Atraso - Ameaças à liberdade de expressão durante o governo do PT no Rio Grande do Sul.
Atualmente está na Band News RS 99,3 FM, da Rede Bandeirantes. Também apresenta e dirige, desde 2000, o programa diário independente Opinião Livre, no canal 20 da NET, de Porto Alegre. Diego é ainda editor do site de informação e opinião que leva o seu nome. Mas o mais legal é que com todo esse sucesso que tem, continua simples e afetivo, preocupado, está sempre pronto para entrar em cena por um amigo. Voltando ao assunto do telefonema do Diego, guardei no coração o conselho e a sugestão dele como um grande elogio e como um bom motivo para as minhas reflexões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.