segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Parabéns Governador Tarso Genro!




Escutei no rádio que as prefeituras do litoral norte terão 60 dias para demarcar espaços apropriados para a prática de esportes náuticos. Escutei também que o Governador Tarso Genro sancionou a lei que revê as demarcações das áreas de surfe e pesca nas praias gaúchas. É que antes dessa alteração, a área que separava pescadores e surfistas tinha apenas 400 metros. Algo que sempre me surpreendeu, considerando que as praias do Rio Grande do Sul são conhecidas por suas correntezas fortíssimas. Se uma pessoa entra na Plataforma de Atlântida em um dia de correnteza forte, certamente sairá a centenas de metros de distância. Então, achava que a lei não contemplava a realidade do nosso litoral, o que só serviu para reforçar minha constatação que não se pode legislar dentro de gabinetes. É preciso conhecer as necessidades do povo! 
Ah, falo isso a tanto tempo. 
Outro detalhe importante é que essa lei deve ser fiscalizada. Quero aproveitar para sugerir que as placas de avisos da demarcação das áreas sejam de concreto, pois assim ninguém leva para casa para fazer fogo na lareira. Esse é um assunto muito grave, e deve ser tratado com o rigor do cumprimento da lei, pois as redes estão pescando seres humanos. Estamos perdendo vidas! 
Quando vereadora, levei esse tema para debater no plenário, pois os surfistas que vão ao litoral, em sua grande maioria, são porto-alegrenses. Depois, acompanhei a Federação de Surfe do Rio Grande do Sul a uma reunião com o Chefe da Casa Civil do Governo Rigotto, deputado Alberto Oliveira. Nisto já se vão quase dez anos e pouca coisa evoluiu. Sou mãe de dois surfistas, desde pequenos adeptos desse esporte. Uma das coisas que me faz permanecer em Torres é a segurança que eles têm para surfar, pois nos molhes as rede de pesca são proibidas.
Parabéns Governador Tarso Genro! As mães dos surfistas gaúchos agradecem de coração por essa sua atitude. 

Esse jovem que está surfando é Marcelo Leal Markusons, Advogado pós-graduado em Meio Ambiente pela UFRGS

e com muito orgulho informo que é meu filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.