quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

O novo ano político gaúcho e brasileiro

Relembrando a importante semana política que tivemos, não poderia deixar de destacar os aspectos que me chamaram atenção. Achei que o governador que assumiu e a governadora que deixou o cargo, deram um verdadeiro exemplo de cordialidade e gentileza, pois acima das suas diferenças ideológicas e siglas partidárias, estiveram presentes a educação e o respeito. Gostei do que escutei! Senti um imenso orgulho da Ex-Governadora Yeda Crusius e do recém eleito GovernadorTarso Genro. O discurso de despedida da Yeda lembrou as conquistas do seu governo. A governadora exaltou o ajuste fiscal que hoje permite ao Estado o direito de buscar empréstimos. Ela aparentava tranquilidade e satisfação por ter encerrado sua gestão e falou que estava com a sensação de misssão cumprida.
O discurso de Tarso foi conciliador e registrou a defesa das instituições democráticas. Anunciou que criará um "cinturão de cidadania e de controle". Convidou o povo para uma luta cívica a fim de transformar o Rio Grande em um exemplo de participação cidadã para o mundo.Tarso disse que será governador de todos os gaúchos. 


A conversa sobre a posse presidencial aconteceu na casa dos meus pais, também aqui na praia de Torres. Enquanto minha mãe preparava um saboroso cafezinho que só ela sabe fazer do jeito que gosto, meu pai e eu conversávamos sobre a posse da Dilma como Presidente do Brasil. Eu, que havia assistido o evento do início ao fim e pensava que nada tinha me passado despercebido, fazia os meus comentários, desde a roupa acertada da Presidente até o seu discurso que me tocou profundamente, porque ela disse que a luta do seu governo será pela erradicação da pobreza extrema. Confesso que nada nesse mundo me deixa mais triste do que saber que existem brasileiros sem alimento na mesa. Outro ponto que destaquei foi a emoção que tomou conta da Presidente em várias passagens do seu pronuncimento. Pois não é que fui surpreendida com uma observação da minha mãe? Ela, que não gosta de política e sempre justifica as falhas das pessoas, quando essas ocorrem, procurando o lado bom das mesmas, me saiu com essa: "A Dilma deveria ter desfilado sozinha no carro aberto. Ela não poderia ter desrespeitado o protocolo presidencial". Ao escutar aquilo falei que eu tinha achado muito linda a atitude da Presidente ter colocado a única filha ao seu lado para o desfile em meio ao povo. Meu pai comentou que a Dilma, por ser divorciada, preferiu não ficar sozinha naquele momento e optou pela companhia da filha. Foi quando meu pai e eu completamente estupefados escutamos ela dizer: "Mas eu não entendo como vocês dois, que são radicais na disciplina e no cumprimento das leis, podem achar bonito isso? 
Concluí que no nosso caso, meu e do meu pai, a emoção e a paixão pela política nos fizeram achar tudo interessante e oficial. 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.