sábado, 30 de outubro de 2010

Só para Mulheres

Quero compartilhar com vocês que acompanham meu blog, que finalmente posso dizer que retomei a minha vida de cidadã comum. É que fui no aniversário de uma amiga e foi a minha primeira festa de 2010. Não é brincadeira não, pois passei o ano indo a eventos políticos e culturais, todos maravilhosos, mas andava com vontade de ir numa reunião mais descontraída, um encontro social onde eu não fosse secretária da cultura ou candidada.

Acertei em cheio ao escolher o aniversário da Neca Esbroglio para rever e retornar ao convívio das minhas amigas e encontrar as gurias do Colégio Bom Conselho, do Leopoldina Juvenil, Torres e Atlântida. Minha nossa, foi uma folia e tanto. A Neca e a Aninha Medeiros são uma dupla de festeiras muito queridas. Eu explico: elas tem uma empresa que organiza festas e fazem uma mais linda que a outra, então, vocês podem imaginar como estava bem decorado o Salão Boa Vista do Clube Leopoldina Juvenil. A mesa de doces era uma loucura, em delicias e calorias. Os chocolates da Lucia Suñê, que é uma doceira de mãos abençoadas, estavam simplesmente divinos. Havia várias bancadas espalhadas pelo salão com muitos tipos de massas, saladas, coquetéis e frutas. Uma coisa que gostei demais foi que a festa iniciou às 18h30min. É que o aniversario era só para mulheres, então, nada mais inteligente esse horário, que oferece mais segurança para uma mulher sozinha transitar nas ruas da capital ao não voltar tão tarde para casa.

Gostaria muito de nominar todas as mulheres que encontrei, mas é impossível, por isso vou contar algumas coisas interessantes que aconteceram por lá, acompanhadas das fotos que pedi para o fotógrafo mandar para o meu e-mail - ainda bem que lembrei de pedir, porque sabia que vocês iriam curtir.

Fiquei um bom tempo de papo com a Leonor Schwartzmann e prometi que esse ano, no mês de janeiro, vou passar uma semana com ela em Punta Del Leste.Todos os anos o Gilberto e a Leonor fazem o convite, mas até o momento não havia atendido, pois estava sempre envolvida com a política.Também conversei com a Ivete Weber, que era minha vizinha em Torres e agora está veraneando em Atlântida. Ela quer muito que a gente faça o mesmo e aproveitou a oportunidade para falar o quanto é bom, por ser mais perto de Porto Alegre. Onde eu passava a conversa era em torno das eleições do dia 3 de outubro e do sentimento de inconformidade com a minha não eleição à deputada estadual. O engraçado é que eu é quem consolo as pessoas. Pode isso? É bonito de sentir esse envolvimento das mulheres na minha vida política. 

Quando fui pegar uma champanha no bar, quatro amigas falavam das boates de moda dos anos 70 e a mais elogiada foi o Encouraçado Botiquim. Cada uma delas relembrava detalhes da decoração, das luzes, do som e das pessoas que freqüentavam, quando uma virou-se para mim e disse: "tu não acha que o Encouraçado marcou a nossa época?” Eu, que até então, de propósito, só escutava, fui obrigada a confessar que não conheci essa casa noturna, na época tão badalada.Não deu outra, eu sabia que aquilo era um atestado de caretice e escutei um sonoro coro: “bah, que horror”! Passada a gozação, eu expliquei que não tinha como entrar na boate antes dos 18 anos e que quando eu completei essa idade, eu me casei. Claro que algumas nem sabiam que eu havia me casado cedo, mas, ainda assim, resolvi relembrar esse fato para justificar algo que viria a seguir: "Mas como assim, todas as gurias de 16 e 17 anos finjiam ter 18 anos! Era só colocar uma pintura e um salto alto que a gente entrava". Eu pensei comigo, elas venceram, agora é confessar e pronto. Continuei e falei que no meu caso isso era impossível, porque meu pai era o Secretário de Segurança e o pessoal que controlava a entrada era dessa área e sabia da minha idade, além disso, meus dois irmãos mais velhos, freqüentavam o Botiquim.

Rimos muito dessa lembrança que nos transportou para a nossa juventude, que foi vivida com a pureza da alma das gurias daquela época.
 A aniversariante, Neca Esbroglio rodeada pelas amigas
Tivemos que separar as mulheres em duas turmas para que
todas aparecessem
Com Ana Medeiros e Neca Esbroglio
Uma tentação essa mesa de doces
Linda a decoração do salão Boa Vista
Chaleco e Angeli, responsáveis pela seleção musical que foi perfeita


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.