terça-feira, 16 de agosto de 2022

Tema importante e preocupante para tomada de medidas e encaminhamentos

Fiquei muito satisfeita com a pauta que levei para a reunião da Comissão de Saúde da Câmara e com as três profissionais da área que convidei para darem seus depoimentos a partir do seu trabalho diário na assistência à crianças e adolescentes e no atendimento de famílias. Recebemos a contribuição da médica pediatra Lissandra Pedroso, e das psicólogas Júlia Schneider e Fernanda Cesa, e a participação de instituições públicas das áreas afins que foram convidadas. O tema do encontro foi a depressão infantil, suas causas, consequências e impactos. 
Além da depressão, temos a questão do suicídio infantojuvenil que preocupa demais e está com números alarmantes. Um assunto extremamente importante neste período pós-pandemia que comprovadamente trouxe muitos danos emocionais para crianças e adolescentes. 
Da conversa resultante da reunião, reforcei ainda mais o quanto as mudanças bruscas na rotina, sobretudo com as escolas fechadas e aulas suspensas afetaram o lado e a saúde mental delas e o quanto é fundamental neste momento uma atenção maior de todos: família, escola e poder público, com serviços voltados para indivíduos dessas faixas etárias e programas preventivos, bem como a boa divulgação de que existem redes de apoio para conhecimento da sociedade de forma geral.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.